Publicado por Redação em Dental - 31/07/2013
Prefeito diz que Odontosesc agrega valor ao serviço de saúde bucal
O prefeito Paulo Duarte definiu como de fundamental importância a parceria estabelecida com a Fecomércio/MS, por meio do Serviço Social do Comercial de Mato Grosso do Sul (Sesc/MS), que permitiu instalar na cidade, por um período mínimo de cinco meses, a Unidade Móvel Odontosesc que iniciou nesta terça-feira, 30, atendimento odontológico à população corumbaense e da região pantaneira, considerada mais carente.
"A Odontosesc já existe há 10 anos e pela primeira vez está disponibilizando um tratamento de qualidade à população. Já existem cidades na fila de espera até 2016 e, pelo menos pelos próximos cinco meses, ficará em nossa cidade, podendo, dependendo da demanda, ficar por mais tempo", afirmou Duarte.
O prefeito destacou também que a ação iniciada nesta terça em parceria com o Sesc, está sendo importante e agrega aos serviços desenvolvidos ela área de saúde bucal da Prefeitura. "Não estamos transferindo serviços, mas agregando a tudo aquilo que o setor de saúde bucal do Município já realiza", afirmou para, em seguida, elogiar a equipe da Secretaria de Saúde, "premiada a nível nacional na administração do Ruiter, pelo serviço realizado na cidade".
Além de elogiar o trabalho da equipe da pasta da saúde, na pessoa da secretária Dinaci Ranzi, Paulo considerou como importante a atuação da sua equipe feminina que esteve à frente da articulação com o Sesc, para assegurar além da Unidade Móvel Odontosesc, a formalização do convênio com a instituição, em relação ao Centro de Convenções: as diretoras-presidentes das fundações de Turismo (Hélènemarie Dias Fernandes), de Cultura (vice-prefeita Márcia Rolon) e de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico (primeira dama Maria Clara Scardini).
Sobre a parceria, o Chefe do Executivo ressaltou que isto é importante e que sempre pregou ações conjuntas em busca do desenvolvimento da cidade. Foi claro ao afirmar que sem apoio, torna-se difícil administrar, e se dirigiu aos vereadores presentes (Marcelo Iunes, Cristina Lanza, João Lucas, Roberto Gomes Façanha, Yussef Salla e Evander Vendramini), agradecendo o apoio deles e demais membros do Legislativo corumbaense, que trabalham pelo progresso da cidade. Elogiou também o trabalho da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, na pessoa do presidente Alfredo Zamlutti Junior.
O presidente da Fecomércio, Edson Araújo, disse que esta parceria vai permitir ampliar o atendimento na área de saúde bucal da população, "atendendo uma demanda maior".
Comentou ainda que a previsão é realizar 48 consultas diariamente, 12 por cada odontólogo, o que contabilizará 7.200 consultas. "Além disso, temos as ações educativas com previsão de alcançar 15 mil atendimentos", previu.
A diretora regional do Sesc, Regina Ferro, comentou que além do atendimento odontológico, será desenvolvido um programa de Educação em Saúde, e que as ações vão atender também alunos e pessoas cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O convênio foi assinado pelo prefeito Paulo Duarte; pelo presidente da Fecomércio, Edson Araujo; pela diretora do Sesc/MS, Regina Ferro; pelo gestor do Sesc, Flávio Henrique Vieira Queiróz; pela secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e pelo coordenador da Atenção Especializada Hospitalar, Wagner Massaruha.
Fonte: correiodecorumba.com.br
Posts relacionados
Escovar os dentes antes de dormir tem maior resultado na redução da cárie
Segundo estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, o uso de creme dental fluoretado no período noturno resulta em maior redução da progressão de cárie em comparação com a escovação matinal.
Entenda como funcionam os aparelhos ortodônticos
Para endireitar os dentes não tem muito jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.
Da cárie ao herpes, veja como combater os inimigos da saúde bucal
A boca tem seus inimigos declarados – cáries, gengivite, mau hálito. Apesar de serem conhecidos, grande parte da população é acometida por essas doenças comuns.
Mau hálito pode ser eliminado
O mau hálito (halitose) incomoda tanto o paciente, como quem está perto dele. A dentista e professora do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal
A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.
Alerta para crianças e bebidas energéticas e esportivas
Os dentistas, rotineiramente, alertam os pacientes sobre o consumo exagerado de refrigerantes, sucos e bebidas esportivas que carregam pouco ou nenhum valor nutritivo e causam prejuízo aos dentes.







