Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/05/2013
Previdência aberta não será vendida pela Internet
A minuta de Resolução do CNSP que trata da venda de seguros por meios remotos veda a contratação de planos de previdência privada por esse canal. Segundo o texto, que está disponível no site da Susep (www.susep.gov.br), a comercialização de planos deverá obedecer ao disposto na legislação específica.
No entanto, deverá ser autorizada a emissão de certificado de previdência com a utilização de meios remotos, desde que efetuada sob a hierarquia da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), com identificação de data e hora de envio e recebimento.
Neste caso, a utilização de meios remotos deverá garantir ao participante a possibilidade de impressão do documento e, a qualquer tempo, o fornecimento de sua versão física mediante simples solicitação verbal à sociedade/entidade ou a seu representante.
Será vedada a alteração de beneficiário(s) indicado(s) pelo segurado/participante com a utilização de meios remotos, exigindo-se a solicitação formal, datada, assinada e protocolada junto à sociedade/entidade para este procedimento.
Os documentos virtuais gerados pelas entidades de previdência complementar aberta a partir da utilização de meios remotos deverão ser obrigatoriamente armazenados em qualquer meio de gravação que possibilite a confirmação do processo de validação de tais documentos, sendo dispensada a guarda de documentos físicos.
O prazo de guarda para os documentos virtuais será o mesmo exigido para os documentos físicos.
As sugestões poderão ser enviadas para a Susep até o próximo dia 20 de maio.
Fonte: cqcs
Posts relacionados
Governo adia vigência da nova previdência dos servidores públicos
O Ministério da Previdência Social adiou para segunda-feira o início da vigência da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) - o no
Governo estuda mudança na previdência complementar aberta
O Ministério da Fazenda estuda mudar até o final do ano as regras para investimentos feitos por entidades de previdência complementar aberta, que reúnem cerca de 42 milhões de participantes, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep),
Legislativo e Executivo poderão ter o mesmo fundo de previdência complementar
A previdência complementar do Executivo e do Legislativo poderá ficar a cargo de uma só fundação. A informação é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que se reuniu nesta segunda-feira (13) com o presidente do Senado, José Sarney.
Previdência com 40% em Bolsa é interessante?
Dúvida do internauta: Possuo um VGBL há cerca de 3 anos e 40% deste valor é investido em ações. Nunca consegui tirar realmente minhas dúvidas com o consultor e acredito que não saberei se estão me falando a verdade
INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em outubro
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir do próximo mês receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 1.817 correspondências foram enviadas, sendo que 1.097 foram somente para mulheres.







