Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/07/2015

Previdência Privada ou fórmula 90/100

Cada caso é um caso; melhor escolha depende de cálculos

Olha aí uma pergunta interessante que chegou no meu site www.renatofollador.com.br: meu nome é Vitor, tenho 55 anos de idade e 35 de contribuição ao INSS. O Senhor sempre fala que quem se aposenta com pouca idade e continua a trabalhar, o ideal é aplicar toda a aposentadoria do INSS numa previdência privada até quando decidir parar definitivamente. Com a nova fórmula 90/100 recém-aprovada, o que é melhor fazer: aposentar-se já e recolher para uma previdência privada ou continuar recolhendo para o INSS até atingir o somatório 100 no caso dos homens.

Ótima pergunta, mas com resposta difícil, pois cada caso é um caso. Tem que fazer cálculo e isso é coisa para especialista. E vale uma consulta, pois a decisão vai impactar na aposentadoria pelo resto da vida.

Neste caso do Vitor, ele pode parar já, pois cumpriu a carência mínima de 35 anos para se aposentar por tempo de contribuição. Mas como ele tem só 55 anos de idade, o fator previdenciário é 0,70, ou seja, ele vai se aposentar perdendo 30% da média dos salários de contribuição.

Hoje, ele tem a soma 90 (55 mais 35). Se ele trabalhar mais 5 anos, somaria também mais 5 anos de idade, atingiria a soma 100 e ficaria livre do fator e da perda de 30%. Isso ele não conseguiria em 5 anos na previdência privada.

Resumo: recolha mais 5 anos para o INSS.

Fonte: Artigo - Blog Renato Follador


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

SulAmérica tem novo diretor de Sinistros Automóvel

A SulAmérica Seguros, Previdência, Investimentos e Capitalização tem novo diretor. Renato Roperto, 37, exercerá o cargo recém criado de diretor de Sinistros Automóvel, reportando-se à vice-presidência de Operações, comandada por Marco Antunes.

Previdência Corporate, por Redação

Jovens viram alvo da previdência privada com alta da empregabilidade

Busca pela seguridade privada aumentou no primeiro trimestre do ano. Em algumas empresas, a participação na faixa etária até 40 anos chega a 65%.

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera hoje consulta da malha fina; correção chega a 48%

A Receita Federal libera às 9 horas desta quarta-feira um novo lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, que estavam retidas na malha fina. No lote constam declarações referentes aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

Previdência Corporate, por Redação

Dez mitos e verdades sobre a previdência privada

1. No plano de previdência, você define quanto e quando quer receber a sua renda. Verdade! Trata-se do período de concessão do benefício.

Previdência Corporate, por Redação

Um milhão a mais buscam a proteção da Previdência

De 2009 a 2011, a Previdência Social formalizou mais de 31 milhões de autônomos e pequenos empresários. Na comparação anual, o crescimento foi de 20% nos últimos três anos.

Previdência Corporate, por Redação

Câmara deve votar esta semana previdência complementar do servidor

A Câmara dos Deputados deverá votar nesta semana o projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp).

Previdência Corporate, por Redação

Governo trabalha em proposta para tornar planos de previdência mais flexíveis

Segundo informações do secretário adjunto de políticas de previdência complementar, José Edson da Cunha Júnior, a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar trabalha numa proposta de mudança na legislação para tornar os planos de previdência mais flexíveis aos participantes, patrocinadores ou instituidores, proporcionando maior atratividade aos produtos oferecidos.

Deixe seu Comentário:

=