Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/09/2012

Princípios para Sustentabilidade em Seguros - Da teoria para a prática

O encontro que ocorre nesta quarta-feira dará a chance de o mercado conhecer melhor os termos dos PSI e encaminhar, via grupos de trabalho, propostas para serem implementadas pelo mercado em prol do crescimento sustentável. Para a presidente da Comissão de Sustentabilidade, Adriana Boscov, será a oportunidade do ouvir o mercado e estruturar a agenda de trabalho para a CNseg orientar o setor.

Qual o principal objetivo desse encontro?

O principal objetivo é divulgar os PSI (Princípios para Sustentabilidade em Seguros), lançados pela UNEP FI durante Rio+20, e , na parte da tarde do encontro, promover um workshop para coletar informações da Susep e dos stakeholders do mercado de seguros para saber como viabilizar a implantação desses princípios a partir do final desse ano e no decorrer de 2013.

Avaliando os quatro princípios, e sua aspiração em contribuir para a sustentabilidade econômica, social e econômica, fica claro que alguns de seus propósitos são realizáveis a médio e longo prazos. O que pode sair do papel a curto prazo?

A questão da comunicação, o Princípio 4, é o mais acessível, porque diz respeito a só reportar o que já fazem as empresas. Já o Princípio 2, o da cadeia de valor, é provavelmente o de implantação mais complexa, porque vamos ter de trabalhar e envolver todos os stakeholders- corretores de seguros, prestadores de serviços, resseguradores, órgãos reguladores, acionistas-, o que exigirá uma estratégia institucional e de cada empresa muito intensa.

Espera-se uma adesão mais acelerada aos PSI após o encontro desta quarta?

Acho que sim. Já há mais de 200 inscritos, superando a meta dos organizadores. Após o encontro, essas pessoas vão levar a questão dos princípios para suas empresas, discutir seus termos, favorecendo a adesão. Dentro da Comissão de Sustentabilidade da CNseg, também haverá um esforço para falar com as seguradoras que ainda não são signatárias, logo após a realização da conferência da UNEP FI programada para outubro.

Olhando os termos dos PSI ou do aditivo do Protocolo Verde, conclui-se que o mercado segurador planeja assumir um papel de protagonismo na área do desenvolvimento sustentável. Pode se dizer que, na prática, o setor vai ser um grande regulador da sustentabilidade, ao beneficiar ou punir, via prêmios ou recusa de riscos, empresas mais ou menos alinhadas com o esforço de boas práticas sustentáveis?

Acho que é ideia de punir ou recompensar empresas clientes mais ou menos alinhadas com práticas sustentáveis será realidade a muito longo prazo. Mas será, com certeza. Vale lembrar que os PSI nascem do PRI (Princípios de Investimento Responsável ), e mesmo eles ainda não conseguiram implementar integralmente o conceito de punir ou recompensar empresas. Mas, esse processo no mercado de seguros poderá ser um pouco mais rápido por englobarmos muitos dos fundos de previdência.

Na condição de presidente da Comissão de Sustentabilidade, qual a importância desse encontro?

A principal importância é poder ouvir as pessoas e montar uma agenda de trabalho, com estas contribuições, para apresentar à direção da CNseg, de forma que, na sequência, os projetos sejam implantados nas Federações a partir do próximo ano.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado quer votar novo Fundo de Participação dos Estados até 6 de novembro

O Senado pretende votar até de 6 de novembro os novos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Os senadores querem cumprir esse prazo para que a Câmara dos Deputados tenha tempo de apreciar a matéria até 22 de dezembro, quando se inicia o recesso legislativo.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa abre em campo positivo no aguardo de fala de Bernanke

O bom humor guia os negócios na bolsa brasileira no início do pregão desta terça-feira (17) com investidores no aguardo de novas pistas, que podem vir do discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, no Congresso.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer novas regras para utilizar lucro do FGTS

De olho no lucro recorde do FGTS, que bateu o de grandes bancos como o Bradesco e o Banco do Brasil, o governo está criando novas regras para aumentar a parcela que abocanha do fundo, informa Sheila D´Amorim em reportagem na Folha de hoje.

Notícias Gerais, por Redação

Conta de luz deve ter redução média de 2,4% em 2012

A conta de luz dos consumidores terá uma redução média de 2,4% a partir de 2012, depois de as 63 distribuidoras do país passarem pela terceira revisão de suas tarifas.

Deixe seu Comentário:

=