Publicado por Redação em Dental | 26/08/2015 às 10:59:45


Registro é premiada por ações em prol da saúde bucal


A iniciativa tem o objetivo de incentivar ações de saúde bucal voltadas à população

A Prefeitura de Registro recebeu Menção Honrosa na etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente 2015, entre as cidades de 50 mil a 300 mil habitantes. A iniciativa tem o objetivo de incentivar ações de saúde bucal voltadas à população.

Todas as cidades inscritas no Prêmio Brasil Sorridente foram avaliadas em 2014 em diversos critérios como a contrapartida municipal no financiamento em saúde; a constituição legal de Conselho Municipal de Saúde com representante da saúde bucal; a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na atenção básica; e o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde bucal.

Criado pelos Conselhos Federal e os Regionais de Odontologia, o concurso foi inspirado no programa Brasil Sorridente, do governo federal. Entre as ações que destacou Registro para receber a Menção Honrosa foi o Programa Sorriso na Escola que tem orientação de dentistas e distribuição de kits com escova e pasta de dentes e fio dental para as crianças.

“A prevenção é a maneira mais econômica e menos desagradável de se cuidar da saúde bucal. Os resultados são muito satisfatórios, pois quanto mais cedo inicia-se os cuidados com os dentes, menos cáries e problemas odontológicos as crianças irão desenvolver no futuro”, ressalta o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Paulo Roberto dos Santos.

De acordo com a prefeitura, este ano as ações continuam com os alunos das escolas da rede municipal e a meta é aumentar ainda mais o número de escovações, visando a prevenção. Entre janeiro e maio, já foram realizadas 26.774 escovações. “A menção honrosa motiva a nossa equipe a trabalhar cada dia mais para atender bem os usuários do SUS”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel.


Tags: sem tags no momento!


Deixe seu Comentário:

=