Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013

Rendimento da poupança sobe a 5,77% ao ano, prevê mercado

O mercado financeiro não se contentou e elevou pela segunda semana consecutiva a previsão para os juros básicos do País. Conforme o boletim Focus, do BC (Banco Central), os especialistas das empresas esperam que a Selic encerre o ano com meta em 8,25% ao ano. Se isso se concretizar, o rendimento da poupança saltaria dos atuais 5,07% ao ano para 5,77%, sem contar o acréscimo da TR (Taxa Referencial).

Isso ocorreria porque o governo federal vinculou o rendimento da aplicação com o percentual da meta Selic. Quando os juros básicos estão em 8,5% ao ano, ou abaixo disso, a poupança renderá 70% deste percentual. Na semana passada, após a diretoria do BC decidir manter a Selic em 7,25% ao ano, o Focus apresentou que mercado financeiro mudou as expectativas, após 16 semanas consecutivas de manutenção na previsão de 7,25%, para 8% ao ano.

O mercado também revisou a previsão para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), passando de 5,82% acumulados em 2013 para 5,73%. O indicador, apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta a variação média de preços às famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos. Portanto, se as expectativas direcionam para menor percentual, é esperado que as famílias terão impacto menor no bolso.

Além dos juros e da inflação, os especialistas diminuíram suas expectativas para o crescimento da atividade econômica neste ano, de 3,1% para 3,03%. Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) aumentou 0,9%, segundo o IBGE.

Fonte: www.dgabc.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BNDES vê crescimento de "pelo menos" 3,5% em 2013

Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a economia brasileira deve crescer "pelo menos" 3,5% em 2013.

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica tem crescimento nulo em abril, diz Serasa

A atividade econômica brasileira registrou crescimento de 0,6% em abril deste ano ante o mesmo mês de 2011, informou a consultoria Serasa Experian nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

INSS pede mais tempo para fazer revisão de 5 milhões de benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) calcula que precisa de, no mínimo, seis meses para fazer a revisão dos benefícios por incapacidade, determinada em abril pela Justiça.

Notícias Gerais, por Redação

Usuário de plano deverá ter número do SUS

O Ministério da Saúde regulamentou o sistema Cartão Nacional de Saúde (CNS), uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS

Notícias Gerais, por Redação

Trabalho em equipe é valorizado por mulheres empreendedoras

Um recente estudo de mestrado realizado pela administradora Cintia Salomão na EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo) revelou que as mulheres empreendedoras tendem a valorizar mais o trabalho em equipe.

Deixe seu Comentário:

=