Publicado por Redação em Dental - 02/09/2015

Russo ganha dentes depois de 70 anos banguela

A vida sem dentes só permitia que Russo tivesse uma alimentação líquida e pastosa

Dentista do ex assistente de palco da Xuxa conta como mudou o sorriso do banguela mais famoso do país

Russo, o banguela mais famoso da TV, ficou conhecido por ser assistente de palco em programas do Chacrinha e da Xuxa. Após 70 anos sem os dentes, ele recebeu uma prótese total parafusada sobre implantes. “A grande vantagem deste tratamento é a possibilidade de instalação da prótese total na mesma semana em que os implantes foram instalados”, diz o cirurgião-dentista, Francisco de Oliveira Castro, diretor clínico da Vital Implantes.

Segundo o especialista, o que define o tratamento que pode ser feito é a situação óssea de cada arcada identificada nos exames. “No caso do Russo foram 70 anos sem os dentes, que ele perdeu aos 14 anos. Existe toda uma adequação da musculatura da face, dos movimentos da fala e é preciso aguardar que a cirurgia cicatrize para que ele possa introduzir alimentos mais sólidos na alimentação”, diz.

Francisco conta que Russo está tendo o suporte e orientação da clínica nesse processo. “Mas ele tinha tanta vontade de ter dentes que sua adaptação está sendo muito positiva e rápida”, conta o dentista.

Uma vida sem dentes

Os dentes são essenciais para várias funções no organismo humano. Tanto que começam a nascer muito cedo nos bebês. Sem eles não é possível processar os alimentos corretamente e, como no caso do Russo, é precisa adotar uma alimentação mais pastosa ou líquida, afetando diretamente o sistema digestivo.

“A ausência dos dentes também interfere diretamente na maneira como você exercita a musculatura bucal e facial e, consequentemente, na pronúncia das palavras. Foi visível como o Russo melhorou a dicção imediatamente após o implante, mesmo estando recém-operado e tendo que se adaptar a algo que ele não tinha há décadas na boca”, afirma Francisco.

Além disso, há a questão estética. “Se você observar, ele parece mais jovem agora. Antes, a ausência dos dentes deixava sua boca com aspecto murcho pelo excesso de pele e a falta de base para ela. Agora, o espaço foi devidamente preenchido e ele ficou com a pele mais lisa e um rosto visivelmente rejuvenescido. E, claro, pode sorrir com dentes saudáveis, o que causa um impacto muito positivo nas pessoas e no dia-a-dia dele”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pastilha mastigável limpa os dentes na correria do dia a dia

Escovar os dentes exige apenas dois minutos. E, apesar do pouco tempo que basta para livrar a boca de doenças orais como cárie e gengivite, muita gente ainda é negligente com a saúde da boca.

Dental, por Redação

Chá de camomila é alternativa terapêutica odontológica mais usada por mato-grossenses, diz estudo

Segundo o artigo publicado na Revista Sul-brasileira de Odontologia, esta espécie vegetal é consumida para alívio da erupção dentária.

Dental, por Redação

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental

Se consumidas em excesso, frutas ácidas são capazes de causar erosão nos dentes, desgastando-os a ponto de deixar a dentina exposta e comprometer sua estrutura.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Dental, por Redação

Estética Dental

Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas.

Deixe seu Comentário:

=