Publicado por Redação em Dental - 14/05/2014

Saiba qual pasta de dente é ideal para cada fase da vida

Existem tantas opções de cremes dentais no mercado que fica cada vez mais complicado escolher a melhor ou a mais apropriada para cada caso e fase da vida. Segundo o cirurgião-dentista, Giuseppe Alexandre Romito, professor de Periodontia, da Universidade de São Paulo (USP), independentemente da idade, a melhor opção é aquela que tem flúor e elementos que combatam a gengivite.

O especialista afirma, ainda, que isso serve também para as crianças, uma vez que o benefício do uso do flúor é muito maior do que a possibilidade da criança ter fluorose (danos causados nos dentes por excesso de flúor).  “Já está mais do que provado que o flúor só traz benefícios para a saúde bucal das pessoas seja criança ou adulto”, diz Giuseppe.

A quantidade de pasta a ser usada em cada escovação é do tamanho de um grão de arroz para crianças e de um grão de ervilha para adultos.
 

Fases da vida

Na adolescência é comum os jovens, sempre preocupados com a aparência, procurarem cremes dentais com componentes branqueadores. “Mas é preciso ter cuidado com uso excessivo desse produto, pois podem causar uma hipersensibilidade dos dentes. O segredo é falar com o dentista antes de escolher o melhor creme dental”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Dental Saúde.

Aliás, é na fase seguinte à adolescência que a sensibilidade dentária começa a ficar mais comum. “A partir dos 27 anos começamos a ver mais pessoas vindo ao consultório com esse tipo de reclamação”, disse Bussab. Para esses casos, os cremes dentais podem ser de grande ajuda. Os produtos específicos para dentes sensíveis bloqueiam os túbulos dentinários abertos, o que ajuda a impedir que as sensações de dor atinjam os nervos do dente.

Já pessoas com mais idade, que usam próteses dentárias, precisam de cuidados específicos. Para escovar a boca pode ser utilizado um creme dental comum a gosto do paciente. Mas para a prótese é recomendado o uso de pastilhas efervescente que as limpam e eliminam as bactérias sem provocar arranhões.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Usafa promove ação de prevenção à saúde bucal em escola

Os alunos de 5 e 6 anos assistiram a um filme relacionado ao assunto e fizeram escovação supervisionada

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

Dental, por Redação

Como prevenir gengivite com o uso de aparelho ortodôntico

Isto porque, com o aparelho dentro da boca, tem-se maior número de superfícies para reter não só os restos alimentares, como a placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=