Publicado por Redação em Dental - 06/07/2011
Saliva pode ser usada na detecção de doenças
St. Louis, EUA - A saliva humana contém maneiras de se descobrir câncer de mama, diabetes e ou doença auto-imune, de acordo com os novos resultados apresentados no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência/2006.
Testes de saliva poderão se tornar uma nova maneira, não invasiva, de diagnosticar rapidamente essas doenças.
Para produzir a saliva, as glândulas utilizam um componente solúvel do sangue, conhecido como sérum, como matéria-prima.
Médicos esperam, há anos, o surgimento de testes baseados na saliva para substituir os exames de sangue.
No ano passado, o biologista oral David Wong, da Universidade da Califórnia, e seus colegas reportaram um progresso no teste de saliva, mostrando que os níveis de quatro das 3 mil moléculas mensageiras RNA tipicamente encontradas na saliva humana eram consistentemente elevadas em pacientes com câncer bucal, mas não em pacientes saudáveis.
Recentemente, o time da UCLA teve uma precisão de 94% na tentativa de diagnosticar câncer bucal em 320 pacientes usando essas moléculas como índices.
Mas o câncer bucal é apenas o começo. No encontro, Wong disse que sua equipe também examinou a saliva de grupos de 10 pessoas com diabetes tipo 2, câncer de mama ou Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que aflige, em sua maioria, mulheres, e que destrói as glândulas salivares e pâncreas.
Comparando a saliva dos doentes com a de pessoas saudáveis, os pesquisadores encontraram alterações em diversas moléculas de RNA.
Os pesquisadores também desenvolveram um protótipo que utiliza a nanotecnologia para testar a presença de moléculas RNA específicas em pequenas amostras de saliva.
Fonte: odontologika.uol.com.br | 06.07.11
Posts relacionados
Inglês recupera parte da visão com implante de dente
Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente
Spa odontológico muda sorrisos em 8 horas
Correr contra o relógio já é rotina, mas agora não é mais preciso reservar muito tempo para a cadeira do dentista. O conceito de spa odontológico já cresce e ganha adeptos em todo o mundo. Em um dia é possível começar e acabar o tratamento.
Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos
Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.
Saiba quais são as vantagens da anestesia nos tratamentos odontológicos
Diversos estudos apontam que cerca de 50% da população tem algum grau de ansiedade para ir ao dentista. Barulhinho do motor e agulhas servem para o consultório estar entre o top 5 de lugares que não se quer estar. Para diminuir o mal-estar, é sempre bom saber que existem anestesias.
Programa de saúde bucal reduz 25% dos casos de cárie em escolas
O programa de saúde bucal nas escolas, desenvolvido pela Associação Jovens Dentistas (AJD), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação da cidade, tem dado bons resultados: foram beneficiados mais de 77 mil alunos de 199 escolas da rede municipal de ensino e conseguiu reduzir em 25% os casos de problemas odontológicos dos estudantes atendidos pelo programa.







