Publicado por Redação em Dental - 26/09/2012

Saúde Bucal promove melhorias no atendimento odontológico

Para oferecer um atendimento odontológico de qualidade à população maceioense, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem adotando medidas que visam à melhoria desse atendimento aos usuários do município através da ampliação do número de Equipes de Saúde Bucal, da melhoria das condições de trabalho dos profissionais por meio de capacitações, do reabastecimento de materiais e insumos, da substituição de equipamentos velhos e obsoletos, da participação dos projetos de reforma e da recuperação dos consultórios odontológicos das Unidades de Saúde.

Segundo a Coordenação, no ano de 2012, para que os usuários fossem beneficiados com um serviço ampliado e de qualidade, foram implantadas seis novas equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, adquiridos e instalados 25 novos consultórios odontológicos em Unidades de Saúde, efetivadas capacitações sobre o processo de trabalho de todos os Cirurgiões-Dentistas da Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, adquiridos materiais de consumo para os consultórios odontológicos, realizadas supervisões e monitoramentos dos CEOS Luiz Canuto (PAM Salgadinho) e Rafael de Matos Silva (Conj. Henrique Equelman), além dos cursos de capacitação para os Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) de Maceió, das supervisões e monitoramentos em todos os consultórios odontológicos da Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Atenção Básica, ações que foram realizadas para atender às necessidades dos maceioenses.

Entre as ações preventivas e curativas realizadas no período de janeiro a julho, estão as 113.812 ações de escovações dentais supervisionadas nas Escolas Municipais, as 51.568 aplicações de flúor em crianças de 0 a 14 anos, os 13.333 acessos de pessoas à 1ª consulta odontológica e os 12.298 dentes restaurados.

Ainda segundo a Coordenação, a população será contemplada em breve com a entrega do módulo odontológico voltado ao atendimento de estudantes e crianças de 0 a 14 anos – instalado na Escola Municipal Rui Palmeira – completamente reformado, com a disponibilidade de cinco equipamentos odontológicos novos e completos; do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), instalado no Centro de Especialidades Dr. Rafael de Matos Silva; além da previsão de recebimento de três consultórios odontológicos e equipamentos periféricos para o LRPD e CEOS através de parceria com o Ministério da Saúde.

Fonte: primeiraedicao.com.br

 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sucos de soja podem desgastar os dentes

 O estudo foi realizado pela USP e foi considerado o potencial erosivo da soja em forma de leite e suco

Dental, por Redação

Ronco, impotência, sobrepeso; combata com saúde bucal

A idade vai chegando e o homem ganha cada vez mais intimidade com três inimigos: sobrepeso, ronco e impotência. Os três estão relacionados, um pode piorar o outro e a saúde bucal também está ligada a eles.

Dental, por Redação

Escova de dentes pode prevenir ou provocar doenças

Para que a escova de dentes, junto com o creme e o fio dental, possa cumprir seu papel de desorganizar o biofime – placa bacteriana – é preciso cuidar bem dela.

Dental, por Redação

Saiba o que fazer quando o dente quebra

Um tombo inesperado, uma comida dura, um jogo de futebol... e o dente quebra. Antes de se desesperar é preciso saber o que fazer exatamente para que os danos não sejam maiores.

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Dental, por Redação

Fique atento com alimentos que mancham os dentes

Alguns alimentos são inimigos dos tão desejados dentes branquinhos. Café, vinho tinto, chá e até algumas verduras entram para a lista negra do sorriso brilhante.

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Deixe seu Comentário:

=