Publicado por Redação em Dental - 29/12/2015

Seu filho range os dentes quando dorme? Saiba o que fazer

Problema está associado a múltiplos fatores que também devem ser tratados

Ranger os dentes não é um problema exclusivo de adultos. Muitas crianças sofrem com o bruxismo, ou seja, apertam os dentes, principalmente enquanto dormem. Para tirar dúvidas dos pais sobre causas e tratamentos, o Terra entrevistou a cirurgiã-dentista, Adriana Lira Ortega, professora do Instituto de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul e de odontopediatria da Fundecto – USP.

Quais as causas para uma criança ranger os dentes?

Esse tipo de bruxismo é chamado de bruxismo do sono e parece estar associado com algumas condições. A primeira é a genética, uma vez que pesquisas apontam ocorrência da condição em determinadas famílias, além de indícios laboratoriais nesse sentido. Outras condições são ambientais e aparecem como fatores iniciadores ou exacerbadores, como obstrução de vias aéreas (casos de rinite e asma por exemplo), apneia obstrutiva do sono, qualidade do sono ruim, refluxo gastroesofágico, alguns medicamentos com ação no sistema nervoso central, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), alterações neurológicas (paralisia cerebral, síndrome de Down).

Como é possível perceber que isso está acontecendo?

O responsável pela criança (normalmente a mãe) relata escutar o barulho provocado pelo atrito entre os dentes. Essa informação é fundamental e pode ser complementada pela investigação clínica, feita pelo cirurgião-dentista, que pode perceber desgastes nos dentes. No entanto, o diagnóstico mais confiável é feito por um exame chamado polissonografia, que monitora o sono do paciente.

Tem cura?

Só se pode falar em "cura" a partir do momento em que se identifica a causa adversa causadora do bruxismo e ela possa ser sanada. Vale ressaltar que é muito difícil para o profissional garantir essa remissão (cura) do bruxismo, visto que vários fatores podem estar presentes e nem sempre são fatores controláveis.

Qual o tratamento?

O tratamento consiste em identificar e controlar fatores associados e proteger as estruturas dentárias com dispositivo bucal que deve ser usado durante o sono.

Quem range os dentes na infância vai rangê-los quando adulto?

Muito difícil fazer essa previsão (prognóstico), mas sabe-se que se o bruxismo for do tipo "primário", possivelmente a causa é genética e pode persistir durante a fase adulta.

Quais as complicações que a criança pode ter por ranger os dentes?

A maior complicação é a perda do tecido dentário. O dente uma vez desgastado não se recupera e a reabilitação (restauração) é muito difícil e inviável na maioria das vezes.

Tem como prevenir?

Não se conhece um protocolo preventivo para bruxismo, entretanto, se o cirurgião-dentista conhecer bem os fatores associados, pode fazer as orientações no sentido de evitá-los para que não ocorra o bruxismo secundário.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

SUS aumenta em 85% a produção de próteses dentárias

O Sistema Único de Saúde (SUS) produziu, em 2011, 340 mil próteses dentária, 85% a mais do que em 2010, quando foram produzidas 183 mil unidades.

Dental, por Redação

Bactérias da placa dental podem provocar coágulos sanguíneos

Bactérias bucais que entram na corrente sanguínea são capazes de causar coágulos sanguíneos e iniciar uma infecção do revestimento interno do coração, dizem pesquisadores do Colégio Real de Cirurgiões da Irlanda e da Universidade de Bristol.

Dental, por Redação

Com que frequência se deve fazer um exame odontológico com raios-x?

A frequência com que raios-x odontológicos, também conhecidos como radiografias, devem ser feitos depende das necessidades individuais de cada um.

Dental, por Redação

Qual é o papel dos blogs e mídias sociais na rotina dos cirurgiões-dentistas?

No dia 28 de janeiro de 2012, das 9h às 11h, acontece o "1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia" - durante o 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que acontece no Expo Center Norte

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=