Publicado por Redação em Dental - 09/12/2015

Siso? Veja receitas de sorvetes saudáveis para a recuperação

Os alimentos pastosos e gelados diminuem as chances de infecção e sangramento

Sorvetes gostosos

Dá para tomar sorvetes saudáveis enquanto se recupera de uma extração dentária Foto: M. Unal Ozmen / Shutterstock

Extrair um dente pode parecer tortura, mas o pós-cirúrgico tem suas delícias: o sorvete. Normalmente, o consumo de alimentos pastosos e gelados é recomendado após qualquer tipo de cirurgia na boca, incluindo tirar o siso.

“Costumamos indicar esse tipo de alimentação, pois, além de o gelado ajudar a diminuir a infecção, estamos preocupados com a higienização do local e a mastigação. Ingerir alimentos mais sólidos obrigaria o paciente a intensificar a mastigação, o que poderia causar lesões no local da cirurgia, além disso, comer comida mais dura pode dificultar, mais tarde, a higienização do local. Imagina se um arroz fica preso? Alimentos pastosos deslizam mais fácil na cavidade bucal”, diz Breno Nantes, cirurgião-dentista da USP.

Para ajudar nessa fase, sem precisar meter o pé na jaca, a nutricionista Biana Genoese preparou algumas receitas saudáveis para ajudar na recuperação sem deixar o valor nutritivo de lado.

SORVETE DE BANANA E CACAU NIBS

Ingredientes:

-2 bananas cortadas em rodelas

-3 colheres de sopa de leite de coco

-1 colher de sopa de cacau nibs

-mel (opcional)

Modo de preparo:

Coloque as bananas em um liquidificador e junte o leite de coco. Bata aos poucos na função pulsar e abra de vez em quando para mexer com uma colher (com o liquidificador desligado). Você também pode usar um mixer. Já batido, adicione o cacau nibs, bata mais um pouco e pronto. Se achar necessário, adicione o mel. Coloque em um recipiente e leve ao freezer para congelar.

SORVETE DE MANGA REFRESCANTE

Ingredientes:

- 2 mangas picadas

-1 inhame picado cozido sem sal (não deixe cozinhar muito)

-1 pedacinho de gengibre ralado

-semente de chia (adicionar ao servir)

-1 colher de sopa de agave ou mel ou açúcar demerara (opcional)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou no mixer. Coloque em potinhos individuais, ao servir, coloque chia por cima e uma folhinha de hortelã para decorar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ajude a criança a lidar com a fase banguela

Quando o primeiro dente fica molinho – entre 5 e 7 anos –, é um momento marcante para pais e filhos. É sinal de que o pequeno está crescendo.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Doenças bucais dificultam o controle do diabetes

Recentes pesquisas apontam para mais um possível vilão nesta luta: as doenças bucais. Há um agravante, segundo a dentista Profª. Drª Silvia C Nunez, da Clínica Avelar, pois "devido ao fato da descoberta ser recente, alguns profissionais de saúde tem pouca informação sobre o assunto e,

Deixe seu Comentário:

=