Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/07/2011

SP: Cirurgia pouco invasiva reconstrói uretra

O Centro de Referência da Saúde do Homem, de São Paulo,  fez a primeira cirurgia de urgência que utiliza procedimento pouco invasivo em reconstrução da uretra –canal condutor da urina– em São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
 
Com uma pequena incisão de cerca de 1 cm abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica do centro reconstruiu a uretra em cirurgia de 40 minutos.
 
O paciente que passou pelo procedimento rompeu a uretra após cair de uma escada.
 
Com a ajuda de um endoscópico flexível, os médicos conseguiram “navegar” por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Eles acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.
 
Na cirurgia convencional, conhecida como “aberta”, o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções.
 
O método utilizado no Centro do Homem diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. Além disso, a pessoa operada volta à vida profissional mais rápido.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 26.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Aplicações M2M como alternativa para melhorar o setor de Saúde

O M2M (Machine to Machine) é um mercado fragmentado com inúmeras aplicações atendendo a diversas verticais, como Transporte, Segurança, Energia, Pagamentos, entre outros.

Saúde Empresarial, por Redação

Exame que detecta anemia falciforme entra na lista de pré-natal do SUS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).

Saúde Empresarial, por Redação

Lista de controle reduz mortalidade em cirurgias

Uma espécie de "checklist", similar ao que os pilotos fazem antes da decolagem, pode diminuir a mortalidade de pacientes em cirurgias, mostra um estudo holandês. Mas os resultados dependem de que a equipe, de fato, complete a checagem. As informações são da Reuters

Saúde Empresarial, por Redação

Protesto contragerência de hospitais universitários adia reunião

A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 1749/11, do Executivo, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adiou para esta quarta-feira (14) a reunião para discutir e votar o parecer do relator, deputado Danilo Forte

Deixe seu Comentário:

=