Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/08/2011
SP: Estado vai receber R$18,8 mi para construção de UPAS
O estado de São Paulo vai receber um repasse de R$ 18,8 milhões, para a construção de dez UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). ). As unidades que serão construídas nos municípios de Americana, Franca, Lins, Mococa, terão porte I, com até oito leitos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, cada uma.
As unidades que serão construídas nas cidades de Jandira, Sorocaba, Tatui e Votorantim terão porte II, com até 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes, cada uma. E as unidades que serão construídas em Franca e Diadema terão porte III, com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas, cada uma
Ao todo o estado já possui 118 UPAs habilitadas e 15 em funcionamento. A construção foi autorizada pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).
As UPAs 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. E funcionam como unidades intermediárias aos hospitais, ajudando a desafogar os prontos-socorros. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.
Ao todo o Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). As unidades garantem um atendimento eficaz às urgências e estão mais próximas da residência da população. A experiência mostra que 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.
As novas UPAs estão distribuídas em 47 municípios. Elas se somam as outras 478 UPAs já habilitadas em todo o país. Ao todo, 113 já estão em funcionamento e outras 99 estão previstas para serem inauguradas até o final de 2011.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 03.08.11
Posts relacionados
Governo brasileiro inaugura fábrica de medicamentos na África
O governo brasileiro vai inaugurar neste sábado uma fábrica de medicamentos para tratamento de aids em Moçambique, na África, por meio de um acordo de cooperação entre os dois países assinado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Personalidade e genética podem ser o segredo da longevidade
Você quer chegar aos 100 anos de idade? A sua personalidade e a sua genética podem ser o segredo.
Brasil vai produzir remédios de alto custo mais baratos
O Brasil vai começar a fabricar os primeiros medicamentos biossimilares com tecnologia nacional. Eles são versões mais baratas de drogas biológicas inovadoras, produtos de alto custo que atacam alvos específicos em doenças como câncer, artrite reumatoide e esclerose múltipla.
Exame que detecta anemia falciforme entra na lista de pré-natal do SUS
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (8) a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina na lista de procedimentos pré-natais realizados no SUS (Sistema Único de Saúde).







