Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/07/2013

SP: inflação acelera alta a 0,32% em junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou junho com alta de 0,32%, após avanço de 0,1% em maio, com pressão do grupo Transportes, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Pesquisa da Reuters mostrava expectativa de alta de 0,36% no mês passado segundo a mediana de 15 projeções, com as previsões variando de alta de 0,2% a 0,56%. Em relação à terceira semana do mês, o indicador mostrou leve aceleração, após avanço de 0,3% na apuração anterior.

Na quarta semana de junho, o maior impacto veio do grupo Transportes, que avançou 0,92%, representando 0,1612 ponto percentual do IPC-Fipe do mês. Na apuração anterior, o grupo havia mostrado alta de 0,04%. Transportes foi afetado pelo aumento das tarifas dos transportes públicos, mas como ele foi revogado, deverá haver alguma reversão desta alta.

Já o setor de Habitação registrou avanço de 0,33%, representando 0,1029 ponto percentual do índice, após leve queda de 0,01% em maio. A inflação continua sendo um fator de preocupação devido à sua resistência em patamares elevados. Em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou a alta a 0,38%, mas estourou o teto da meta do governo em 12 meses.

O Banco Central (BC) já piorou sua visão para o IPCA neste ano a 6%, ante previsão anterior de 5,7%. Apesar disso, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, acredita que o IPCA fechará este ano abaixo dos 5,84% registrados em 2012, destacando que o BC tem os instrumentos necessários para manter a inflação sob controle.

O IPC-Fipe mede as variações dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre um e dez salários mínimos. A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira semana de julho ocorrerá em 11 de julho.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Real foi a moeda que mais se valorizou desde agosto, diz BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quarta-feira (23), em Cingapura, que o real teve a maior valorização em relação ao dólar entre 19 países desde que o BC começou a atuar no mercado de câmbio, com leilões de dólares.

Notícias Gerais, por Redação

Governo inclui setor da saúde em projetos de estímulo à indústria

Entre as várias medidas de estímulo à produção nacional anunciadas nesta semana, o governo federal lançou nesta quinta-feira (11), via Ministério da Saúde, um pacote de parcerias para investir em produção farmacêutica.

Notícias Gerais, por Redação

Governo tem 3 meses para cumprir 44% do esforço fiscal para 2012

O governo central tem apenas três meses para cumprir 44% do total programado para o superávit primário em 2012, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública.

Notícias Gerais, por Redação

Saldo de dólares no Brasil fica positivo pela 1ª vez desde setembro

O Brasil registrou em janeiro o maior superávit cambial em quatro meses, mostraram dados do Banco Central (BC) nesta quarta-feira, que apontaram também continuidade nos ingressos de recursos no início de fevereiro.

Deixe seu Comentário:

=