Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/10/2015

Um em cada cinco clientes de planos de saúde recorrem ao SUS em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um em cada cinco clientes de planos de saúde em São Paulo recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde), por falta de atendimento. O dado foi revelado nesta quinta-feira (1º) pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM (Associação Paulista de Medicina).

O número poderia ser ainda maior se procurar a rede pública de saúde fosse a opção de todos os clientes que relataram ter problemas com planos de saúde no Estado. Dentre os beneficiários que recorreram a um plano de saúde nos últimos 24 meses (11,9 milhões de pessoas), 84% relataram problemas (o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas).

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres maiores de 18 anos, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. O estudo consultou os pacientes sobre a qualidade da assistência oferecida por planos de saúde, em São Paulo.

As principais reclamações dos usuários de plano de saúde são quanto ao pronto socorro (80%), às consultas médicas (69%), e aos exames e diagnósticos (58%). A pesquisa também revelou que 68% dos clientes desse tipo de serviço no Estado acreditam que os planos de saúde dificultam a realização de exame de alto custo, 58% acham que as operadoras pagam valores muito baixos aos médicos por consultas e procedimentos, além de 54% considerarem que os médicos são pressionados a reduzir tempos de internação.

Apesar do alto percentual de queixas, apenas 15% dos usuários relatou ter feito alguma reclamação oficial, entrado com recurso ou notificação contra algum plano de saúde. Um número ainda menor, 2%, recorreu à justiça contra operadoras de planos. Também há 66% de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, com seus respectivos planos.

Fonte: Bem Paraná


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS poderá adotar prontuário eletrônico

O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá adotar prontuário eletrônico para registrar informações médicas, autorizar exames e liberar resultados, autorizar internação hospitalar, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.

Saúde Empresarial, por Redação

Telefonemas e programas na web ajudam a deixar o cigarro, diz pesquisa

Você está tentando parar de fumar, como parte de suas resoluções de ano novo? Aconselhamento personalizado pelo telefone, acompanhado por orientação via Web, pode ajudar, de acordo com um estudo.

Deixe seu Comentário:

=