Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/10/2015

Um em cada cinco clientes de planos de saúde recorrem ao SUS em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um em cada cinco clientes de planos de saúde em São Paulo recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde), por falta de atendimento. O dado foi revelado nesta quinta-feira (1º) pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM (Associação Paulista de Medicina).

O número poderia ser ainda maior se procurar a rede pública de saúde fosse a opção de todos os clientes que relataram ter problemas com planos de saúde no Estado. Dentre os beneficiários que recorreram a um plano de saúde nos últimos 24 meses (11,9 milhões de pessoas), 84% relataram problemas (o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas).

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%. As entrevistas foram realizadas com homens e mulheres maiores de 18 anos, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. O estudo consultou os pacientes sobre a qualidade da assistência oferecida por planos de saúde, em São Paulo.

As principais reclamações dos usuários de plano de saúde são quanto ao pronto socorro (80%), às consultas médicas (69%), e aos exames e diagnósticos (58%). A pesquisa também revelou que 68% dos clientes desse tipo de serviço no Estado acreditam que os planos de saúde dificultam a realização de exame de alto custo, 58% acham que as operadoras pagam valores muito baixos aos médicos por consultas e procedimentos, além de 54% considerarem que os médicos são pressionados a reduzir tempos de internação.

Apesar do alto percentual de queixas, apenas 15% dos usuários relatou ter feito alguma reclamação oficial, entrado com recurso ou notificação contra algum plano de saúde. Um número ainda menor, 2%, recorreu à justiça contra operadoras de planos. Também há 66% de clientes satisfeitos ou muito satisfeitos, com seus respectivos planos.

Fonte: Bem Paraná


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital São Francisco de Ribeirão Preto adota novos processos de gestão

Ganhos incluem redução dos estoques de medicamentos, melhor desempenho da Central de Material Esterilizado e redução de atrasos em cirurgias

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos exclusivos do SUS terão de ser identificados

Todos os medicamentos adquiridos das indústrias farmacêuticas para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que ser devidamente identificados. O objetivo é criar um mecanismo que ajude a coibir desvios e a comercialização indevida desses remédios.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde participa de roda de conversa sobre Sistemas Universais

Representantes do Ministério da Saúde participaram nesta quarta-feira de uma roda de conversa sobre sistemas universais de atendimento em saúde, que inclui o Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Governo quer aumentar número de médicos formados no país e melhorar distribuição regional

O governo federal estuda meios de aumentar a quantidade de médicos disponíveis para a população, incrementando o número de profissionais formados nas universidades brasileiras.

Deixe seu Comentário:

=