Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/10/2011

Vendas do comércio recuam 0,4% em agosto, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista recuaram 0,4% de julho para agosto, em volume, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta terça-feira. Em julho, o setor havia registrado expansão de 1,2%.

Em relação a agosto de 2010, as vendas avançaram 6,2%, após terem tido alta de 7,1% em julho nessa mesma base de comparação.

De janeiro a agosto, o varejo acumula alta de 7,2%. Já nos últimos 12 meses, o índice ficou positivo em 8,2%.

O desempenho do comércio de julho para agosto foi determinado pelo avanço das vendas de equipamentos de material de escritório e informática (7,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%).

Já os ramos hiper, supermercados e demais lojas de alimentos (-0,1%), combustíveis e lubrificantes (-0,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-2,8%), artigos farmacêuticos (-0,3%) e artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%) registraram perdas.

Diante do fraco desempenho principalmente do setor de veículos --um dos ramos de maior peso no comércio--, o volume de vendas do índice do varejo ampliado caiu 2,3% em agosto, acima da retração de julho (0,1%) e também mais do que a queda do varejo "puro" em agosto.

O indicador ampliado pesquisa também dois ramos que vendem por atacado e não são incluídos no índice tradicional do varejo: veículos e construção civil --neste último caso, houve queda de 2% de julho para agosto.

Na comparação com agosto de 2010, o varejo ampliado subiu 5,3%. No acumulado do ano, o índice ampliado registra alta de 8,4%. Já a taxa em 12 meses soma variação positiva de 9,7%, segundo o IBGE.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 11.10.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Princípios para Sustentabilidade em Seguros - Da teoria para a prática

O encontro que ocorre nesta quarta-feira dará a chance de o mercado conhecer melhor os termos dos PSI e encaminhar, via grupos de trabalho, propostas para serem implementadas pelo mercado em prol do crescimento sustentável.

Notícias Gerais, por Redação

Em alta, Petrobras limita perdas da Bovespa; dólar sobe 0,45%

O segundo dia de forte valorização dos papéis da Petrobras e a alta de ações de consumo impedem a Bolsa brasileira de consolidar um movimento de realização de lucros.

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de imposto, governo compensou extinção da CPMF

Três expedientes usados pelo governo para compensar parcialmente a extinção da CPMF acabaram por permitir que a receita da União, hoje, supere a de 2007, último ano da cobrança sobre movimentação financeira.

Deixe seu Comentário:

=