Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/05/2012

12 milhões já tomaram vacina da gripe, mas grávidas aderem menos

Número corresponde a 41% da cobertura nacional, quando meta é de 80%. Cobertura das gestantes chegou a 37% e dos índios a 27% até essa quinta.

Pelo menos 12,2 milhões de pessoas já tomaram a vacina contra a gripe em todo o país, número que corresponde a  41% de toda a cobertura vacinal, segundo balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. No entanto, grávidas, profissionais de saúde e indígenas têm índice de adesão menor do que a média nacional: 37% e 27%. Os números foram atualizados até a manhã desta quinta-feira (17). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 24,1 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público alvo, até a próxima sexta-feira (25), último dia da campanha.

 A vacinação é indicada para pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. Neste ano, a campanha também vai chegar à penitenciárias, onde imunizará mais de 500 detentos.

Quem se encaixa no perfil do público-alvo e ainda não se vacinou, pode procurar um dos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina protege contra a gripe sazonal e a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”, e está disponível nos postos desde o dia 5 de maio. A dose é considerada segura pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Crianças e idosos aderem mais
As crianças são as que apresentam maior percentual de cobertura até o momento, segundo o balanço. Mais de 2 milhões foram vacinadas, valor que corresponde a 48% da meta de 4,3 milhões. Crianças vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Já crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano.

Em relação aos idosos, 8,3 milhões já foram aos postos tomar a vacina, número que representa 40% de cobertura vacinal. Este público chega a 20,5 milhões de pessoas.

A adesão está mais baixa entre os profissionais de saúde, gestantes e população indígena.

Ao todo 947,2 mil profissionais de saúde se vacinaram nesse período, número correspondente a 38% dos mais de 2,4 milhões de profissionais que atuam no atendimento aos doentes nas unidades de referências para o agravo. A ideia é preservar essa força de trabalho e evitar a propagação da doença para a população de alto risco.

Desde o começo da campanha, 808,7 mil gestantes tomaram a vacina, o que indica 37% de cobertura vacinal em relação ao público-alvo de 2,1 milhões de futuras mães.

Já a população indígena recebeu 159,9 mil doses da vacina. Neste grupo a cobertura vacinal atingiu 27% em relação à população total de 586,6 mil, no período.

Segundo o Ministério da Saúde, como essa população recebe a vacina nas aldeias onde vivem - algumas de difícil acesso - os dados são colocados no sistema apenas quando as equipes retornam. Diferente das outras populações cuja atualização é diária.

Vacinação por regiões
A região Sul concentra, proporcionalmente, a maior quantidade de pessoas que se vacinaram contra a gripe nas vésperas da chegada do inverno. Foram aplicadas 2,1 milhão de doses na região, número correspondente a 47% do público-alvo, que soma mais de 4,4 milhões.

Em seguida, aparece a região Centro-Oeste onde 854,4 mil pessoas foram vacinadas, alcançando cobertura de 43% do público-alvo de 2 milhões. Na região Nordeste, 3,2 milhões de pessoas foram vacinadas, ou seja, 40% do total de 8,1 milhões.

Já no Sudeste, 5,1 milhões receberam a dose da vacina contra a gripe, o que representa 39% de cobertura. A soma do público-alvo na região chega a 13,2 milhões de pessoas.

Na região Norte, 851,4 mil pessoas receberam a vacina. O número corresponde a 38% do público-alvo, que é de 2,2 milhões de pessoas.

Fonte: G1
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil e China fecham acordos e anunciam fundo de R$ 60 bilhões

Após reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, e com o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao, dentro da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou nesta quinta-feira (21)

Notícias Gerais, por Redação

IPC-Fipe acelera na última semana de março e aponta inflação de 0,15%

O IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) da última semana de março, divulgado nesta quarta-feira (4) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontou variação dos preços de 0,15%.

Notícias Gerais, por Redação

Dólar opera em queda nesta terça, após estabilidade da véspera

O dólar opera em leve queda nesta terça-feira (27), em linha com os mercados no exterior, que reabriam após os feriados de Natal.

Deixe seu Comentário:

=