Publicado por Redação em Dental - 28/12/2015

3 comidas de Natal inimigas dos dentes

O gel clareador é colocado na moldeira que é encaixada nos dentes antes de dormir para o produto agir à noite

Alguns alimentos natalinos deixam a boca mais propensa à cárie, mas basta fazer a higienização adequada para aproveitar a ceia

Natal é sinônimo de tradição e é quase obrigatório compor a mesa com algumas comidas deliciosas, como peru e tender. Acontece que alguns desses itens típicos natalinos podem ser verdadeiros inimigos da saúde bucal.

Frutas secas

Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva, o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. Os açúcares e amidos contidos nas frutas secas combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.

Frutas secas

Na produção dessa bebida, os vinhos espumantes são fermentados duas vezes, e, na segunda vez, se acrescenta levedura e açúcar, tornando-as, além de alcoólicas, bem doces, um perigo para a saúde bucal. Isso porque, quando o dente entra em contato com bebidas muito açucaradas e por períodos longos, o risco de cárie e de corrosão dental aumenta sensivelmente. “O álcool age diretamente nas glândulas salivares, diminuindo em até 40% o volume da saliva”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro. Porém, um ponto positivo dos champanhes é que o teor alcoólico deles está entre os mais baixos (11%).

Panetone

Além das frutas cristalizadas, o panetone é rico em carboidrato fermentável, nutriente que sempre que é consumido faz o pH da boca cair dentro de 5 a 15 minutos e dura até 30 minutos, o que torna o ambiente ácido e propício para a ação da cárie, já que a acidez corrói o esmalte dos dentes.

Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão dessas delícias nas comemorações de Natal. Para atenuar os danos, basta lembrar-se de caprichar na higiene bucal depois que comer.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Nutrição balanceada é importante para saúde bucal

Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde.

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Existe coroa sem metal?

Hoje, todos os problemas estéticos bucais podem ser resolvidos ou suavizados por tratamentos odontológicos, que, com o aprimoramento da tecnologia e do material empregado e o trabalho de profissional competente, proporcionam sorrisos perfeitos, personalizados,

Dental, por Redação

Pacientes internados terão direito a acompanhamento odontológico

Aprovado pelo Congresso Nacional no dia 19 de abril de 2012, o projeto de Lei 2776/08 torna obrigatória a presença de cirurgiões dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Dental, por Redação

Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais

Quando o assunto é balas de alcaçuz, é possível que você queira trocar as outras guloseimas por uma bala que possa ajudar a manter seus dentes e gengivas saudáveis.

Deixe seu Comentário:

=