Publicado por Redação em Dental - 28/12/2015

3 comidas de Natal inimigas dos dentes

O gel clareador é colocado na moldeira que é encaixada nos dentes antes de dormir para o produto agir à noite

Alguns alimentos natalinos deixam a boca mais propensa à cárie, mas basta fazer a higienização adequada para aproveitar a ceia

Natal é sinônimo de tradição e é quase obrigatório compor a mesa com algumas comidas deliciosas, como peru e tender. Acontece que alguns desses itens típicos natalinos podem ser verdadeiros inimigos da saúde bucal.

Frutas secas

Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva, o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. Os açúcares e amidos contidos nas frutas secas combinam-se com a placa bacteriana e produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente. Quando isso ocorre, a pessoa fica mais suscetível à cárie.

Frutas secas

Na produção dessa bebida, os vinhos espumantes são fermentados duas vezes, e, na segunda vez, se acrescenta levedura e açúcar, tornando-as, além de alcoólicas, bem doces, um perigo para a saúde bucal. Isso porque, quando o dente entra em contato com bebidas muito açucaradas e por períodos longos, o risco de cárie e de corrosão dental aumenta sensivelmente. “O álcool age diretamente nas glândulas salivares, diminuindo em até 40% o volume da saliva”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro. Porém, um ponto positivo dos champanhes é que o teor alcoólico deles está entre os mais baixos (11%).

Panetone

Além das frutas cristalizadas, o panetone é rico em carboidrato fermentável, nutriente que sempre que é consumido faz o pH da boca cair dentro de 5 a 15 minutos e dura até 30 minutos, o que torna o ambiente ácido e propício para a ação da cárie, já que a acidez corrói o esmalte dos dentes.

Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão dessas delícias nas comemorações de Natal. Para atenuar os danos, basta lembrar-se de caprichar na higiene bucal depois que comer.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Tecnologias detectam cárie antes de ela aparecer

Alguns avanços no diagnóstico da cárie, antes mesmo de a lesão aparecer, já começaram desde a década de 1990.

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Existe uma escova de dentes própria para cada fase da vida

O critério de indicação de diferentes escovas para cada diferente fase da vida deve estar baseada no tamanho e formato dos maxilares e dentes. Conforme a criança cresce, é preciso adaptar a escova para facilitar a higienização.

Dental, por Redação

Higiene bucal pode ser grande aliada da saúde do coração, diz especialista

Os cuidados com a higiene bucal vão muito além de um belo sorriso e de um hálito fresco. Muitos não sabem, mas há diversas pesquisas que mostram a ligação de uma má higiene bucal com doenças do coração.

Dental, por Redação

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.

Deixe seu Comentário:

=