Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 22/01/2025

38% das pessoas afastadas pelo INSS são por problemas relacionados a saúde mental

Os transtornos mentais são responsáveis por 38% de todas as licenças concedidas pelo INSS no país, segundo uma pesquisa do Panorama da Saúde Mental das Organizações Brasileiras de 2023. Estresse contínuo, pressão por resultados e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre as causas mais comuns desses afastamentos, criando um cenário preocupante para trabalhadores e empresas.

No ambiente corporativo, a responsabilidade das empresas vai além da gestão da produtividade. A promoção de um ambiente de trabalho saudável e o suporte à saúde mental são essenciais para garantir o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, o sucesso organizacional. Cada vez mais as organizações buscam alternativas para abordar o tema com seus colaboradores.

A farmacêutica Prati-Donaduzzi, com 5.200 colaboradores, tem ampliado suas práticas e políticas para não apenas promover um ambiente de trabalho acolhedor, mas também oferecer ferramentas que melhorem a qualidade de vida dos profissionais. Há três anos, foi criado o projeto Talk Time, que aborda questões relacionadas à orientação, suporte, apoio e escuta ativa dos colaboradores.

"Nós trabalhamos isso com os gestores, para que possam estar atentos ao seu time e reconhecer sinais de estresse, depressão, ansiedade e burnout. Também reforçamos a existência de uma rede de apoio disponível para ajudar nesses casos", explica a supervisora de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon. "Indicamos locais onde os colaboradores podem buscar ajuda, explicamos os mecanismos disponíveis e oferecemos subsídios para que percebam a importância de ter um hobby ou canais para aliviar o estresse e a ansiedade, tão presentes no dia a dia", complementa.

Orientação, suporte e apoio

A indústria também promove palestras, conversas e workshops com seus colaboradores para desmistificar e esclarecer dúvidas sobre saúde mental. Além disso, realiza mentorias com equipes de gestão, com o objetivo de criar grupos operativos que ofereçam maior suporte relacionado à saúde mental.

"Também contamos com atendimento individualizado, no qual escutamos os colaboradores diretamente no setor de responsabilidade social. Se eles ou seus familiares enfrentarem questões que envolvem saúde mental, oferecemos suporte e orientação para buscar ajuda em organizações de apoio, inclusive no plano de saúde disponibilizado pela farmacêutica", enfatiza Maria Rita.

Fonte: Mundo RH


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta popular sobre SUS tem 700 mil assinaturas

O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre.

Saúde Empresarial, por Redação

Brics discutem transferência de tecnologia e genéricos

Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na sigla em inglês), representados por seus ministros da Saúde, tiveram encontro em Genebra em que destacaram a importância da transferência de tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir o direito universal à saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Distúrbios do sono em crianças podem levar a diagnóstico incorreto de déficit de atenção

Os diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade (TDAH) em crianças aumentaram muito nos últimos anos, subindo 22% entre 2003 e 2007, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Saúde Empresarial, por Redação

Aché inclui tablets na visitação médica

O Aché acaba de finalizar a distribuição de 1550 tablets da marca Samsung Galaxy para todos os integrantes da sua força de vendas. De acordo com a empresa, a iniciativa visa a aumentar a interatividade da equipe,

Deixe seu Comentário:

=