Publicado por Redação em Dental - 23/09/2011

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Os mais velhos são os mais afetados porque nessa fase da vida tomam remédios como antidepressivos, que diminuem a produção de saliva. A boca seca é uma das principais causas do mau hálito.

Segundo a Associação, o mau hálito não é uma doença, mas sintoma de que algo não vai bem no organismo. Pode ser um sinal de que a pessoa está doente ,com diabetes ou hipertensão. Existem mais de 50 causas para o mau hálito e cerca de 90% delas têm origem na boca, como o sangramento da gengiva. Somente1% dos casos é do estômago.

Apesar de quase 30% da população terem o problema, a maioria não sabe da existência dele. Depois de um tempo, o indivíduo se habitua ao odor constante, o que os especialistas chamam de fadiga olfatória, e não sente o próprio hálito.

Cabe a os parentes e amigos avisar a pessoa próxima que ela sofre de mau hálito. Diante da situação desagradável, a associação criou um serviço na Internet em que a pessoa indica alguémque sofre de mau hálito, sem ter o nome revelado.

A ABHA criou um serviço que avisa as pessoas sobre o mau hálito e evita situações embaraçosas. Por meio de um e-mail ou carta, o "SOS Mau Hálito" avisa quem está com o problema sem revelar o nome da pessoa por trás da informação.

Ao receber um e-mail ou carta da ABHA sobre possível mau hálito, o destinatário tem acesso a uma lista dos profissionais indicados pela associação.

Cuidados para evitar o mau hálito, segundo a Associação Brasileira de Halitose:

·Comer a cada três horas para estimular a salivação e evitar a boca seca. Alimentos cítricos são uma boa opção;

·Escovar os dentes, usar o fio dental e o raspador lingual após cada refeição;

·Tomar, pelo menos, dois litros de água por dia;

·Mascar chiclete depois das refeições ajuda a limpar a cavidade bucal e na salivação. As marcas sem açúcar são ideais;

·Prefira antisséptico bucal sem álcool, pois resseca menos a mucosa da boca.

Fonte: http://www.apcd.org.br | 23.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Ministério vai avaliar atendimento odontológico no SUS

A partir deste ano, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) também passam a fazer parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

Dental, por Redação

Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Dores na coluna podem se originar nos dentes?

Você não tem tempo para comer direito e vive beliscando qualquer coisa. Esse hábito cada vez mais comum, aliado a problemas bucais, pode resultar em dores na coluna cervical.

Deixe seu Comentário:

=