Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/08/2011

80% das pesquisas clínicas de medicamentos no Brasil visam criar produtos

De acordo com os novos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o perfil de pesquisa clínica de medicamentos brasileiros, os estudos estão mais concentrados na fase III, ou seja, 80% são para produzir e desenvolver novos produtos.
 
As empresas multinacionais lideram o ranking de pesquisa para desenvolvimento de novos medicamentos. Os dados identificaram ainda que apenas 4% de pesquisas são dedicadas à criação de um novo princípio ativo de medicamento, testado pela primeira vez em humanos.
 
Os estudos ajudam na hora de determinar os riscos e os benefícios das formulações do princípio ativo em curto e longo prazo de cada remédio. Segundo a Anvisa, 22% das pesquisas são realizadas com foco de estudo terapêutico piloto, procuram demonstrar a atividade e estabelecer a segurança do princípio ativo em curto prazo.
 
No momento em que os medicamentos entram no mercado também é realizada uma pesquisa, consideradas da fase IV. Os números ajudam os profissionais que procuram investigar o surgimento de novas reações adversas dos medicamentos usados e confirmar a frequência de surgimento das já conhecidas.
 
Segundo a Anvisa são realizados anualmente 200 estudos clínicos por ano. Entre 2003 e 2010 houve aumento de 80% dos pedidos para realização de pesquisas clínicas.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 19.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

CCJ aprova contratos de autogestão em saúde sem licitação

Na prática, o texto permite que entidades de saúde complementar criadas exclusivamente para prestar serviços aos órgãos que participam da sua gestão possam também celebrar convênios, sem licitação, com outros órgãos e entidades da administração pública

Saúde Empresarial, por Redação

São Paulo terá recursos para mais exames e cirurgias

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o aporte de R$ 120 milhões por ano para ampliar o número de exames e cirurgias no município de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Descoberto mecanismo que leva à progressão do câncer

Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.

Deixe seu Comentário:

=