Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/08/2011

80% das pesquisas clínicas de medicamentos no Brasil visam criar produtos

De acordo com os novos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o perfil de pesquisa clínica de medicamentos brasileiros, os estudos estão mais concentrados na fase III, ou seja, 80% são para produzir e desenvolver novos produtos.
 
As empresas multinacionais lideram o ranking de pesquisa para desenvolvimento de novos medicamentos. Os dados identificaram ainda que apenas 4% de pesquisas são dedicadas à criação de um novo princípio ativo de medicamento, testado pela primeira vez em humanos.
 
Os estudos ajudam na hora de determinar os riscos e os benefícios das formulações do princípio ativo em curto e longo prazo de cada remédio. Segundo a Anvisa, 22% das pesquisas são realizadas com foco de estudo terapêutico piloto, procuram demonstrar a atividade e estabelecer a segurança do princípio ativo em curto prazo.
 
No momento em que os medicamentos entram no mercado também é realizada uma pesquisa, consideradas da fase IV. Os números ajudam os profissionais que procuram investigar o surgimento de novas reações adversas dos medicamentos usados e confirmar a frequência de surgimento das já conhecidas.
 
Segundo a Anvisa são realizados anualmente 200 estudos clínicos por ano. Entre 2003 e 2010 houve aumento de 80% dos pedidos para realização de pesquisas clínicas.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 19.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

7 eixos compõe a agenda regulatória da ANS

Segundo a Agência, a agenda implantada no biênio 2011-2012 teve avanços somando 28 projetos, 24 deles totalmente concluídos até dezembro de 2012.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde anuncia produção de medicamento oncológico no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro (RJ), a produção nacional do medicamento oncológico Glivec, indicado para o tratamento de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Estroma Gastrointestinal (tumor maligno do intestino) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Deixe seu Comentário:

=