Publicado por Redação em Dental - 08/06/2011

A importância dos limpadores linguais para os pacientes idosos

LFR: Qual a importância da utilização dos limpadores linguais para a saúde bucal de um indivíduo?

FLBM: A cada dia mais, especialmente nos indivíduos que ingerem muitos medicamentos por dia e ainda mais nos acamados, quer seja no hospital ou em casa, é PRIMORDIAL. Usar um limpador de língua permite que possam limpar as porções realmente posteriores da língua que é onde se acumulam mais restos alimentares. Estes acúmulos, além da chance de propiciar a formação de mau-hálito, fecham/ocluem os botões gustativos da língua, que é por meio de onde sentimos o gosto dos alimentos, que acaba levando as pessoas a colocarem mais sal ou açúcar para melhor sentirem o gosto dos alimentos. Além disto e ainda mais grave nos pacientes acamados, é que esta região da língua acumula muitos grupos de bactérias causadoras de pneumonias em pacientes debilitados ou propensos a problemas pulmonares.

LFR: Quais os tipos de limpadores linguais existentes e como devem ser utilizados?

FLBM: Existem diversos formatos de limpadores de língua, mas os 2 grandes tipos são os raspadores linguais - que têm uma ponta mais ativa que remove os restos alimentares de fato e os higienizadores linguais - que são arredondados e particularmente indicados para pacientes debilitados ou vivendo acamados. A freqüência de uso dos raspadores (em pessoas saudáveis) deve ser diária e é o ultimo passo de uma higiene bucal efetiva. Nas pessoas adoentadas/anêmicas o uso deve ser de acordo com as condições físicas de cada um, indo desde dia-sim, dia-não - sempre com muita leveza - até semanal. Nestes pacientes debilitados deve-se usar apenas os higienizadores linguais arredondados totalmente em sua ponta ativa.

LFR: Quando apareceram/ foram criados os limpadores linguais?

FLBM: O uso destes artefatos é muito antigo e existem relatos desde o século XVII, com a utilização de diversos materiais disponíveis em cada época/ país. Mas só no final do século XX e início do Século XXI vem sendo dada a real dimensão da importância de seu uso para parcelas cada vez maiores da população.

LFR: Por que somente recentemente os limpadores linguais têm ganhado espaço junto aos fabricantes de produtos para higiene bucal?

FLBM: Porque a cada dia que passa fica mais clara a importância de uma saúde bucal a mais completa possível, para o bem estar e saúde geral das pessoas e em particular dos idosos e dos acamados. Faz parte da evolução do conhecimento preventivo global a aplicação dos limpadores de língua nas bocas dos indivíduos.

LFR: Por que o uso dos limpadores linguais é importante para a prevenção de doenças?

FLBM: Porque ajuda a combater o mau hálito-secundariamente, mas por ajudar primordialmente na prevenção auxiliar da periodontite, das pneumonias aspirativas, no controle da diabetes e da hipertensão,doenças de grande mortalidade entre idosos (pneumonias) e de grande incidência (gengivite, periodontite, diabetes e hipertensão) nas populações de todo o mundo.

LFR: Por que o uso dos limpadores linguais é de extrema importância para os idosos?

FLBM: Como esta faixa etária tende a ingerir mais medicamentos,há uma diminuição do fluxo de saliva, que limpava também a porção posterior da língua. A Hipertensão é extremamente incidente acima dos 80 anos, por isto, tudo que ajude a prevenir seu avanço inexorável deve ser utilizado e sentir melhor o gosto dos alimentos (e usar menos sal na alimentação) é fundamental. O mesmo se aplica à diabetes, em relação ao açúcar. Mais crítico ainda é porque diversos trabalhos realizados por pneumologistas internacionais mostram que a porção posterior é um depósito de bactérias patogênicas ao pulmão e sistema respiratório e elas são um presságio das nefastas pneumonias, uma das doenças de maior mortalidade entre os idosos avançados e/ou acamados.

LFR: Para fecharmos este assunto, por favor forneça outras informações e observações que julgar necessárias.

FLBM: Há não mais de 5 anos atrás, existia apenas 1 (um) fabricante de raspadores linguais no Brasil: hoje já são mais de 15 (quinze) e isto está condizente com o quê ocorre nos países mais avançados do mundo.

Médicos e a Enfermagem Geriátrica devem buscar sua ampla aplicação, respeitando o estado físico dos pacientes sob seus cuidados, bem como os dentistas devem indicá-los nos adultos, para criar um hábito de repercussão muito favorável na 3ª Idade. Longe de qualquer modismo, o uso dos limpadores deve ser parte importante de uma limpeza bucal completa.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 08.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Crianças também são vítimas do mau hálito

A odontopediatra Erica Negrini Lia, professora-adjunta do curso de odontologia da UnB (Universidade de Brasília), garante que as crianças não estão livres da halitose, popularmente conhecida como mau hálito.

Dental, por Redação

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. T

Dental, por Redação

Pontos pretos nos dentes...isso é cárie?

Não necessariamente. Há um "consenso" popular de que qualquer ponto ou região escura de um dente é cárie, mas nem sempre isso é verdade.

Deixe seu Comentário:

=