Publicado por Redação em Dental - 24/02/2012

Acadêmicos da UFSC realizam 1240 atendimentos odontológicos no Estágio de Verão

Nos meses de janeiro e fevereiro, 31 alunos do curso de odontologia da UFSC tiveram uma temporada diferente: passaram as manhãs atendendo à população durante o Estágio de Verão. Todos os dias passavam pelos consultórios da Clínica I mais de 60 pacientes encaminhados pelo sistema de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e também pela triagem de casos de emergência.

Na avaliação de alunos e professores, o saldo foi bastante positivo. Em um mês de ação, foram realizados 1.240 atendimentos gratuitos para a população.A novidade deste ano foi o atendimento a 75 estudantes da UFSC encaminhados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). “Foi uma experiência importante, porque muitos alunos de graduação precisam de tratamento odontológico, não vão à rede pública e nem têm condições de pagar”, explica a coordenadora do Estágio de Férias, Ana Claudia Baladelli Silva Cimard.

No Estágio de Verão o aluno pode ter uma ideia de como vai ser a vida no consultório. “É uma oportunidade de atender todos os dias e de administrar a própria agenda”, explica a professora Ana Claudia. Os estudantes fazem extrações, restaurações, tratamento de gengiva, conserto de prótese e o mais complexo deles, o tratamento de canal. A experiência é prática, mas também se fala sobre as teorias estudadas durante o curso. “Aqui os alunos atenderam a portadores do HIV, pacientes com hipertensão, diabetes, e para esses casos o professor revisou as explicações teóricas”, afirma a professora Ana Claudia.

O estágio de verão ocorreu entre os dias 23 de janeiro a 17 de fevereiro, na Clínica I do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para as 31 vagas inscreveram-se 36 estudantes da nona e décima fases. Os alunos tiveram o apoio de nove professores, dos quais oito se revezaram em duas turmas das especialidades de Dentística, Periodontia, Prótese e Endodontia. O Estágio teve a participação voluntária de oito alunos que irão cursar a sexta fase, que neste semestre irão começar o atendimento clínico.

Fonte: www.portaldailha.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Castanha-do-pará ajuda a combater cárie

A castanha-do-pará com toda sua gama de benefícios já caiu no gosto popular há algum tempo. Além de retardar o envelhecimento, a oleaginosa é aliada da saúde bucal.

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Dental, por Redação

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Deixe seu Comentário:

=