Publicado por Redação em Dental - 11/11/2011

Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.

Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.

"O níquel é a causa mais comum da alergia de contato, mas raramente os aparelhos ortodônticos resultaram em reações adversas que necessitaram a interrupção do tratamento", diz o estudo da Faculdade de Medicina e Odontologia da Finlândia.Os aparelhos ortodônticos são feitos de aço inoxidável, e contém cerca de 8% a 12% de níquel. Durante a utilização do aparelho pequenas quantidades de íons metálicos do níquel são liberados na cavidade oral. Esses íons acabam por sensibilizar a pele do alérgico, pois a alergia é uma reação de defesa frente a substâncias reconhecidas como estranhas pelo organismo.

Atinge mais as mulheres de países industrializados 10% a 30% e 1% a 3% dos homens que fizeram teste para alergia ao níquel. O estudo tem demonstrado que a maioria dos pacientes com alergia a níquel podem ser tratados com aparelho ortodôntico contendo níquel sem sofrer reações de hipersensibilidade.

Porém torna-se necessária a realização de testes de alergia, ou alergoimunodiagnóstico quando o paciente relata histórico de hipersensibilidade. Dentre os sintomas da alergia podemos relatar fortes coceiras no rosto e pescoço, também feridas avermelhadas.

Existem aparelhos Níquel Free ou livres de níquel como o de Safira ou o Aparelho Lingual da 3M, que servem como alternativa para os alérgicos, além de serem estéticos!

Fonte:http://ortodontiaparatodos.com.br|11.11.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Pare de ranger os dentes em cinco passos

O ato de ranger os dentes – conhecido como bruxismo – pode ser decorrência de estresse, posicionamento errado dos dentes, entre outros fatores. O importante é diagnosticar a causa o quanto antes para tratar o problema.

Dental, por Redação

Tratamento para clareamento em consultórios em apenas uma única sessão

Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.

Dental, por Redação

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.

Deixe seu Comentário:

=