Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/05/2011

Alimentos ajudam a reduzir ritmo de alta dos preços ao produtor

A redução observada no Índice de Preços ao Produtor (IPP) na passagem de fevereiro para março foi influenciada principalmente pela queda nos preços dos alimentos (-0,59%). De acordo com o economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Cristiano Santos, condições climáticas favoráveis e redução nos preços das commodities agrícolas favoreceram o movimento.

Segundo o documento do IBGE, o indicador teve em março alta de 0,39%, o menor resultado desde julho do ano passado, quando a taxa alcançou 0,10%. Em fevereiro de 2011, o índice ficou em 0,60%.

“No ano passado houve uma elevação considerável nos alimentos e nesses últimos dois meses está havendo uma queda que pode explicar o movimento [de redução do IPP]. Contribuíram para isso as carnes bovinas, com a melhora das condições climáticas. Você pode deixar o rebanho mais no pasto e isso barateia a produção. Além disso, a soja contribuiu porque há uma tendência mundial de queda das commodities agrícolas”, explicou Santos.

O economista acrescentou que, por outro lado, o IPP foi pressionado pela alta no preço do petróleo. Isso causou impacto no setor de refino de petróleo e álcool, com elevação de 1,99% em março; e em setores que utilizam o produto em sua cadeia produtiva, como o segmento de outros produtos químicos, com alta de 1,41% no mês. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 04.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Desemprego em 7 regiões cai para 10,6% em agosto, diz Seade e Dieese

O total de ocupados foi estimado em 19,9 milhões de pessoas e o total de desempregados chega a 2,355 milhões

Notícias Gerais, por Redação

Brasil terá caixas eletrônicos para realização de transações de câmbio

O Brasil está próximo de receber os primeiros caixas eletrônicos para realização de transações de Câmbio. Com a autorização do CMN (Conselho Monetário Nacional)

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já tem 2,4 milhões de eleitores a mais que em 2010

Nas eleições deste ano, o Brasil terá pelo menos mais 2,4 milhões de novos eleitores, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal sobe em seis capitais e cai em Brasília, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, registrou variação de 0,97%, 0,04 ponto percentual acima da taxa divulgada na última apuração, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Técnica menos invasiva garante marcapasso para recém-nascido

Brayan Alves Farias, de sete meses, começou sua vida em sério risco. Enquanto ele ainda estava no útero, um ultrassom revelou que seu coração tinha um bloqueio elétrico, isto é, batia muito mais devagar (60 batimentos por minuto) do que o ideal (cerca de 120 bpm).

Deixe seu Comentário:

=