Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/08/2013

Amamentação é essencial para desenvolvimento oral

Que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê já é fato conhecido por todas as mães. Mas o que muitas ainda não sabem é que o ato de mamar também traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração e progressão orofacial dos pequenos.

O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges, explica que na amamentação natural, o bebê é obrigado a fazer um movimento com a boca que pode ajudar no crescimento adequado dos seios da face. “Sem contar que ele é obrigado a respirar somente pelo nariz, o que evita a respiração oral”, destaca.

Os benefícios vão além. Com a amamentação, é possível prevenir a mastigação incorreta, pois se garante uma melhor posição dos dentes, com o desenvolvimento das mandíbulas e dos seios da face. O mesmo já não acontece com os bebês amamentados por mamadeiras, que podem ter o desenvolvimento da fala comprometido, além de progredirem com respiração oral e oclusão dentária.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Cláudio Miyake, destaca ainda que a amamentação natural estimula o crescimento favorável das estruturas do crânio e da face. “Além disso, a amamentação natural promove um efeito psicológico favorável, pois aproxima o bebê da mãe”, diz.

Ele complementa que a amamentação com a mamadeira não requer do bebê um esforço semelhante ao mamar no peito da mãe. “Desta forma, o estímulo para o crescimento não é o mesmo. Existem mães ou babás que, para que o tempo de amamentação pela mamadeira seja mais rápido, ainda cometem o erro de ampliar o orifício do bico da mamadeira, o que resultará em um esforço menor ainda para o bebê conseguir sugar o leite”, aponta.

Portanto, some à lista de benefícios do aleitamento materno todos os prós de se oferecer um leite de qualidade para a criança e o fato de que seu desenvolvimento oral será muito mais tranquilo com a amamentação exclusiva até seis meses de idade e intercalada com alimentos sólidos até os dois anos de vida.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

22,7% da população adulta brasileira sofre de hipertensão

Desse total, o diagnóstico em mulheres é mais comum, 25,4%, e em homens 19,5%

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde suplementar ofertará bolsa para ostomizado

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.738, de 30 de novembro de 2012, que obriga operadoras de plano de saúde a fornecerem às pessoas ostomizadas essas bolsas coletoras.

Saúde Empresarial, por Redação

Remédio sem receita pode ser vendido fora do balcão a partir desta sexta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a partir desta sexta-feira (27), após a realização de consulta pública, remédios que não precisam de receita médica voltarão a ficar ao alcance dos consumidores nas farmácias.

Saúde Empresarial, por Redação

Profissionais de saúde terão manual de como lidar com síndrome de Down

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (21) o Manual de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, um texto voltado aos funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS),

Deixe seu Comentário:

=