Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/03/2015

Aneel propõe preço de energia para geração de grande consumidor até 4 vezes teto do PLD

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nesta terça-feira sua proposta para a remuneração dos grandes consumidores de energia que optarem por ampliar sua geração própria de eletricidade para além do chamado horário de ponta.

Foram fixados valores até quase quatro vezes superiores ao teto do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que baliza o mercado de curto prazo.

Para os que usarem geradores movidos a diesel, a proposta da Aneel prevê pagamento de 1.420,34 reais por megawatt-hora (MWh). Para quem usar gás o preço é menor, de 792,49 reais por MWh, mas mais do que o dobro do teto do PLD, de 388,48 reais por MWh.

Para as demais fontes, valerá o teto do PLD. A proposta da Aneel ficará em audiência pública entre os dias 18 e 27 deste mês.

"Os preços devem tornar as chamadas públicas das distribuidoras (para compra da energia) atrativas", disse o relator do tema na Aneel, diretor José Jurhosa.

O governo quer estimular o aumento da geração de energia por parte de grandes consumidores para ajudar a economizar água nos reservatórios das hidrelétricas.

A eletricidade produzida por esses consumidores será comprada pelas distribuidoras, por meio de chamadas públicas. As distribuidoras, por sua vez, serão ressarcidas com recursos do chamado Encargo de Serviços de Sistema (ESS).

Fonte: BRASÍLIA (Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil gastou US$ 3,2 bi em ajuda internacional, segundo Ipea

O Brasil passou da condição de recebedor, no passado, para doador de recursos a fundo perdido, em ajudas internacionais. A conclusão é do levantamento "O Brasil e os Fundos Multilaterais de Desenvolvimento", divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre primeiro pregão de 2012 em alta

A bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão de 2012, em meio a um movimento fraco após o Ano Novo. Às 11h15 (de Brasília),

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas dos EUA fecham em alta com otimismo sobre Europa

Os principais índices do mercado acionário norte-americano exibiram alta nesta quarta-feira, após o presidente da Comissão Europeia dizer que apresentará opções para bônus conjuntos da zona do euro, ferramenta que investidores veem como um passo à frente para lidar com a crise da dívida da região.

Deixe seu Comentário:

=