Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/11/2015

ANS prorroga e amplia portabilidade para clientes da Unimed Paulistana

Clientes terão prazo de 60 dias e regras mais flexíveis de mudança. Veja o telefone das quatro operadoras que estão absorvendo os clientes.

Unimed plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai prorrogar por mais 60 dias o prazo para os clientes da Unimed Paulistana fazerem a portabilidade extraordinária para outros planos de saúde. A prorrogação será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

Além de mais tempo para migrar de plano, a ANS amplia a portabilidade para todos os tipos de contrato existentes na Unimed Paulistana: planos individuais/familiares, coletivos empresariais com até 30 vidas ou mais e coletivos por adesão.

Nesta nova portabilidade, os beneficiários poderão buscar produtos em qualquer operadora de plano de saúde, sem o cumprimento de carências.

Eles permanecem podendo escolher entre as opções disponíveis no Sistema Unimed através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), anunciado no dia 30 de setembro.

Segundo a ANS, a agência avalia que a medida vai acelerar o processo de proteção e de migração de beneficiários remanescentes na Paulistana.

A portabilidade extraordinária de carências pode ser exercida por todos os beneficiários da operadora, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos.

O beneficiário que esteja cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico, pode exercer a portabilidade extraordinária de carências sujeitando-se aos respectivos períodos remanescentes.

Caso o plano de destino possua a segmentação assistencial mais abrangente do que o plano em que o beneficiário está vinculado, poderá ser exigido o cumprimento de carência no plano de destino somente para as coberturas não previstas no plano de origem.

Os interessados podem se dirigir diretamente à operadora escolhida, sem necessidade de contato com intermediários. Os documentos necessários para o ingresso na nova operadora são: comprovação de pagamento de 4 boletos da Unimed Paulistana referentes aos últimos 6 meses; cartão da Unimed Paulistana; identidade (RG); CPF e comprovante de residência.

TAC

A portabilidade extraordinária foi estabelecida em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela ANS, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de São Paulo e Procon/SP com a Unimed do Brasil, a Central Nacional Unimed, a Unimed Fesp e a Unimed Seguros.

A orientação da Agência Nacional de Saúde é que no mês em que o cliente fizer a migração do plano de saúde ele só pague o boleto da nova operadora.

Para receber esses consumidores, essas operadoras registraram quatro novos tipos de planos de saúde individuais/familiares específicos junto à ANS. A listagem com os preços máximos dos produtos por faixa etária, características, rede credenciada e modelo de contrato está divulgada nos pontos de venda e também nos portais das operadoras na internet.

Atendimento

Para atender os clientes em processo de transferência, as operadoras devem manter, segundo a ANS, postos de venda abertos em dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h, até a conclusão da portabilidade. Os telefones para contato são:

Central Nacional Unimed: 0800 942 5888

Unimed Seguros: 0800 020 7855

Unimed FESP: 0800 702 0400

Unimed do Brasil: 0800 941 2999

Em caso de dúvidas ou denúncias, a ANS recomenda que os beneficiários da Unimed Paulistana liguem para o Disque ANS (0800 701 9656), pela Central de Atendimento no portal da Agência (www.ans.gov.br).

Fonte: Portal G1


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS suspende comercialização de 150 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira a suspensão da comercialização de 150 planos de saúde administrados por 41 operadoras. A medida vale a partir da próxima segunda (dia 18) e tem validade preventiva de três meses.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério aumenta em 129% a oferta de bolsas de residência médica

O Ministério da Saúde financiará mais 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades prioritárias e com carência de profissionais, o que representa aumento 129% em um ano.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir remédios de alto custo mais baratos

O Brasil vai começar a fabricar os primeiros medicamentos biossimilares com tecnologia nacional. Eles são versões mais baratas de drogas biológicas inovadoras, produtos de alto custo que atacam alvos específicos em doenças como câncer, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil, EUA e Canadá buscam estreitar laços ações na área de vigilância sanitária

Entender o ambiente regulatório brasileiro para aproximar práticas e ampliar o fluxo de informações entre as autoridades sanitárias. Com esse objetivo, representantes da Anvisa, FDA e Health Canada estiveram no Rio Grande do Sul, nesta última quinta-feira (22/3),

Deixe seu Comentário:

=