Publicado por Redação em Previdência Corporate - 25/10/2013

Aposentadoria por idade à pessoa com deficiência.

A aposentadoria por idade para pessoa com deficiência, definida pela Lei Complementar 142, poderá ser requerida a partir de 09 de novembro e para ter direito é preciso que o segurado seja considerado pessoa com deficiência na data do pedido. Para ter direito ao benefício é preciso cumprir os seguintes requisitos:

- idade mínima de 60 anos para os homens.

- idade mínima de 55 anos para as mulheres.

- carência mínima de 180 meses de contribuição.

Importante salientar que a carência deve ser cumprida na condição de pessoa com deficiência, ou seja, as contribuições devem ter sido feitas em período enquadrado como pessoa com deficiência pela perícia médica do INSS, que pode ser leve, moderada ou grave que terá o mesmo direito. Caso não tenha a carência mínima o benefício será negado, mesma que tenha mais tempo de contribuição de épocas em que não era pessoa com deficiência. Nesse caso poderá completar o tempo que falta ou se aposentar quando completar a idade exigida para os demais contribuintes.

O benefício poderá ser requerido pelo segurado empregado, empregado doméstico, contribuinte individual ou facultativo. O segurado especial, trabalhador rural, não poderá requerer esse benefício, pois já é contemplado por benefício com redução de idade na mesma proporção.


De acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU – Organização das Nações Unidas/ 2006, “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Fonte: http://www.dihitt.com


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 4 milhões de segurados do INSS vão receber comprovant​e de rendimento em casa

Os bancos pagadores dos benefícios da Previdência Social estão enviando os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2012.

Previdência Corporate, por Redação

Governo propõe novo plano de custeio para previdência de servidores

O governo do Estado concluiu a proposta de lei que define um novo plano de custeio para a ParanaPrevidência.

Previdência Corporate, por Redação

Qual o plano certo para você?

Os principais motivos que levam as pessoas a aderir a um plano de previdência são a vantagem do benefício fiscal e a flexibilidade. Os planos são distintos de acordo com o momento de vida e, por isso, o modelo que você escolhe agora pode não ser a melhor alternativa para seu perfil no futuro. 

Previdência Corporate, por Redação

O pesado custo da previdência pública

O Brasil gasta quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) com a previdência dos servidores públicos nos três níveis de governo. É mais do que o dobro da mediana do que gastam os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Deixe seu Comentário:

=