Publicado por Redação em Dental - 21/12/2015

Arrume os dentes e melhore a dor nas costas

A respiração bucal pode ser uma das causas para os problemas de postura

Problemas na postura que geram dor podem ter origem na boca

Sabe aquela dor nas costas que te incomoda todos os dias? A origem dela pode estar na sua boca. Segundo o cirurgião-dentista Alexandre Bussab, da Clínica Dental Saúde, o alinhamento dos dentes pode interferir até na sua postura. “Geralmente um problema postural, e de má oclusão dos dentes pode gerar dores nas regiões da cabeça, pescoço e coluna, devido ao sistema muscular e esquelético não estar em harmonia”, diz.

Isso porque, a musculatura da cabeça, do pescoço e das costas é interligada. “Assim, além de uma desarmonia estética com um sorriso prejudicado e de eventuais alterações fonéticas, com a comunicação afetada, a posição dos dentes pode provocar desvios na postura, que se não tratados, causa dores nos joelhos, coluna e nos pés”, afirma.

O especialista explica que, na maioria dos casos, a respiração bucal crônica está ligada a este quadro. “As crianças com respiração oral mudam a postura da cabeça para facilitar a entrada de ar pela boca, o que leva a um problema postural e muda toda musculatura da região, criando um mau posicionamento dos dentes”.

Para prevenir o problema, deve ser feito um acompanhamento por parte de um médico e um dentista, assim o problema pode ser diagnosticado e tratado logo no início. Já para tratar, é preciso fazer toda a documentação, tanto odontológica como por um otorrino, para verificar se não há obstruções nas vias respiratórias. “Após isso, é iniciado o tratamento ortodôntico corretivo, para melhorarmos o posicionamento dos dentes e da arcada. Também é recomendado procurar um profissional gabaritado que possa colocar o corpo no seu devido lugar, com uma reeducação postural”, diz Bussab.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Mau Hálito pode por fim a um Relacionamento Amoroso e comprometer até as amizades

Cirurgião dentista informa que o mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam da Higiene Bucal. O mau cheiro geralmente é causado pela decomposição dos restos alimentares e bactérias.

Dental, por Redação

Lucro da OdontoPrev recua 1,8% no 4º trimestre

A operadora de planos odontológicos OdontoPrev reportou lucro líquido de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre, valor 1,8% inferior ao ganho de R$ 45,6 milhões verificado um ano antes.

Deixe seu Comentário:

=