Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/01/2013

As gerações Y e Z nas Empresas Familiares

Os membros das novas gerações das famílias empresárias são os herdeiros e serão responsáveis pelo desenvolvimento dos negócios da família, nas próximas décadas.

Todos já possuem direito sobre o patrimônio da família.

Aqueles com idade a partir dos dezoito anos podem ser analisados em um contexto particularmente importante, para a perenidade dos negócios familiares.

Em termos de classificação geracional, são integrantes das chamadas gerações “Y”, “Z” e outras que estão sendo estudadas detidamente, por especialistas.

Existe o grupo dos que ainda não despertaram suas consciências para a importância, e o tamanho, do desafio que lhes está reservado. Justiça seja feita, o grupo daqueles que estão trabalhando com competência para conquistar esses desafios, é bem expressivo.

As características pessoais dos herdeiros importam, nesse contexto, para o posicionamento que precisarão tomar nos próximos anos, frente aos negócios familiares.

Também são importantes, entre outros aspectos:

- as características e a qualidade do desenvolvimento das relações familiares;

- o caminho profissional escolhido;

- a taxa de inteligência emocional;

- a taxa de imersão do projeto da família, no seu projeto de vida.

Certo é que a família empresária, pensando no futuro terá, na prática, que concentrar esforços na formação desses jovens, visando a perenização do patrimônio para as próximas gerações (*)

Devem ser apoiados para que tenham condições de optar por assumir, futuramente, um destes papéis, frente aos negócios familiares:

- sócio

- gestor

- membro dos órgãos de governança da empresa, da família

- empreendedor

…ou uma combinação dessas opções.

Há famílias empresárias que reservam um percentual do resultado anual dos negócios, para investimento na formação complementar dos herdeiros. Outras aplicam parte do resultado para incentivar o espírito empreendedor daqueles herdeiros que possuem/planejam projetos de negócios viáveis.

 

Uma palavra final aos herdeiros:  pensando nos próximos anos de suas vidas, apliquem sua energia, vontade e competência, em sua formação para assumir uma das opções citadas acima.

Pode não ser o seu caso, mas você deve conhecer o caso de herdeiros que passam anos reclamando de sua posição na família, no negócio. Uma década depois se apercebem que deveriam ter investido esse tempo, e essa energia, em seu posicionamento e desenvolvimento frente ao negócio da família.

Nesta época do ano, propícia à reflexão, incluam este item na formulação de seus planos para o novo período.

Fonte: exame.abril.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Reunião para discutir isenção do IR na PLR é novamente adiada

Foi novamente adiada a reunião entre governo e centrais sindicais para discutir a isenção do imposto de renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reunião estava marcada para esta quarta-feira (30), mas passou para amanhã.

Notícias Gerais, por Redação

Investimento das estatais cai 7,5% no 1º ano de Dilma

O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira

Deixe seu Comentário:

=