Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011

Atividade do comércio desacelera e acumula alta de 9,1% no ano

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,3% em outubro na comparação com o mês anterior, após os devidos ajustes sazonais. Apesar da leve alta, o comércio não conseguiu se recuperar da queda em setembro, quando a atividade do comércio caiu 0,4%.

No ano (de janeiro a outubro), o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio acumula alta 9,1% --abaixo dos valores de setembro (9,4%) e agosto (9,5%).

Na comparação anual (últimos 12 meses), o indicador também mostra desaceleração. Em relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 6,9%, contra 8,2% em setembro e 9,4% em agosto.

Segundo economistas da Serasa Experian, o resultado de outubro reflete os efeitos defasados do aperto monetário que vigorou no país entre dezembro de 2010 e final de agosto deste ano.

Com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes (queda de 1,2%), todos os demais segmentos varejistas que também recuaram em outubro são setores nos quais o crédito é um impulsionador relevante para os negócios.

A alta do varejo em outubro foi sustentada pelos crescimentos de 0,4% no setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, e de 0,7% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Nos demais segmentos do varejo, foram verificadas quedas nos movimentos dos consumidores: 1,2% no setor de combustíveis e lubrificantes, 0,5% em veículos, motos e peças, 0,5% nos setor de material de construção e 0,2% no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

O indicador da Serasa Experian é feito a partir de consultas mensais realizadas com cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo debate mudanças na tributação de fundos, diz Barbosa

O governo discute com agentes do mercado financeiro estímulo ao investimento de longo prazo no país alterando a tributação e prazos de fundos atrelados aos Certificados de Depósitos Interbancários (DI), afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil se transforma no 4o maior destino de investimentos do mundo

O Brasil supera todos os países europeus e se transforma no quarto maior destino de investimentos do mundo em 2012, um ano que entrará para a história como o primeiro a ver economias emergentes recebendo mais investimentos que países ricos.

Notícias Gerais, por Redação

Governo anunciará novas medidas para investimento, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira que o governo vai anunciar nas próximas semanas novas medidas de estímulo ao investimento.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem por Itália e inflação menor na China

A maioria das bolsas de valores asiáticas fechou em alta nesta quarta-feira, depois que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, admitiu renunciar, gerando esperança de que o país altamente endividado possa dar continuidade a reformas e impedir o espalhamento da crise pela zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Hospital oferece hemodiálise durante a noite há um mês

O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, começou a oferecer, há um mês, o primeiro programa de hemodiálise noturna longa do país.

Deixe seu Comentário:

=