Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/03/2011

Bactérias são fundamentais para o equilíbrio do corpo, explica médico

Quando se pensa em bactérias, os seres mais numerosos do planeta e invisíveis a olho nu, vêm logo à cabeça micro-organismos perigosos à saúde. Mas centenas de tipos habitam o corpo humano e são imprescindíveis para manter o equilíbrio do organismo, fazer a digestão e impedir a invasão de seres “do mal”.

As “bactérias do bem” foram o foco do Bem Estar desta segunda-feira (21), ao qual compareceram o infectologista Caio Rosenthal e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, que comentou a presença delas na gastronomia - como em massas de pães, vinhos, cervejas e iogurtes.

Pele, intestino, boca, esôfago, estômago e genitais são algumas das regiões colonizadas. Se fosse possível contar o número exato de células de uma pessoa, provavelmente a quantidade desses organismos seria cem vezes maior. E a harmonia entre eles é fundamental, pois se uma bactéria boa muda de lugar pode causar algum dano ou doença.

Alguns pais tentam afastar os filhos desses agentes, esquecendo-se de que muitas vezes eles são importantes para fortalecer o organismo e a imunidade. Nos Estados Unidos, cientistas do Instituto do Câncer Roswell Park descobriram que a salmonela, bactéria da maionese estragada que provoca intoxicação alimentar, contém uma proteína capaz de proteger contra a radiação. Na China, mais de 23 toneladas de outra bactéria foram jogadas ao mar para destruir o óleo que se espalhou em um derramamento no ano passado.

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas faz centenas de exames diariamente para identificar os micro-organismos responsáveis por infecções em pacientes – um trabalho necessário para descobrir o antibiótico mais eficiente ao tratamento.

O desafio é não atacar nem destruir as bactérias que contribuem para a nossa saúde e convivem pacificamente no corpo humano. Por isso, é importante usar esses medicamentos com cautela e receita médica, pois eles matam indiscriminadamente, sejam os alvos bons ou ruins. E às vezes o indivíduo pode estar até infectado com outro tipo de patógeno.

Conjuntivite

Uma das doenças causadas por bactérias invasoras é a conjuntivite, que também pode ser decorrente de vírus, alergia ou produtos tóxicos. O Estado de São Paulo vive um surto dessa inflamação, com 70 mil casos só na capital.

Para alertar novamente sobre o problema, o programa convidou o oftalmologista Emerson Castro, que explicou as principais formas de transmissão, se álcool gel funciona como prevenção e de que forma não contaminar outras pessoas. Ele também falou sobre a importância de lavar as mãos, de afastar-se do trabalho ou da escola por um tempo e de não usar lenços, toalhas de pano nem gelo nos olhos.

O repórter Walace Lara esteve em um posto de saúde da zona sul da capital paulista e trouxe outras informações. Entre os cuidados que a conjuntivite exige estão: limpar os objetos da casa, principalmente os de uso comum (inclusive maçanetas e interruptores de luz); evitar tocar em locais públicos e depois levar as mãos aos olhos; lavar roupas e  mãos constantemente (também com álcool gel); não compartilhar toalhas (preferir as de papel) e não pingar colírios sem receita médica. Para aliviar os sintomas, é recomendado o uso de compressa de água fria.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 21.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde empresarial sai até 149% mais barato do que individual

SÃO PAULO - Um levantamento feito pela Mercer Marsh Benefícios revelou que planos coletivos empresariais de saúde (contratados por empresas para seus funcionários) custam, em média, menos da metade do valor cobrado por planos individuais (contratados por famílias).

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferta mais unidades de cuidados prolongados

Ministério investe na melhoria dos serviços de saúde e aprimora a assistência aos pacientes que necessitam de internação prolongada. Investimento inicial  é de R$ 89,1 milhões.

Saúde Empresarial, por Redação

Atendimento vip melhora a saúde de 85% dos bebês em hospital paulista

Emmanuel nasceu no domingo (1º), com mais de 4 kg, e teve alta na terça-feira (3). Mas dia 4 mesmo já estava de volta ao Hospital Estadual de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

Deixe seu Comentário:

=