Publicado por Redação em Dental - 15/12/2015

Bacupari: fruta da Amazônia combate a cárie

 O fruto do bacupari tem potencial antimicrobiano que combate as bactérias causadoras da cárie

Testes mostram que molécula isolada do fruto diminui a incidência de lesões sem afetar a flora oral

Em 2009, foram divulgados os primeiros resultados sobre o uso de uma frutinha da Amazônia no combate às bactérias causadoras da cárie. Agora, os pesquisadores mostram avanços no estudo. “A partir do momento em que descobrimos o potencial antimicrobiano do fruto do bacupari, o próximo desafio foi identificar e isolar o composto ativo responsável por esta propriedade. Após uma série de análises químicas e microbiológicas, chegamos ao composto 7-epiclusianona (7-epi)”, explica o farmacologista Pedro Rosalen, professor da Unicamp.

Em um estudo, foi avaliada a influência da 7-epiclusianona sobre a atividade de uma enzima que quebra a sacarose (açúcar) que, por sua vez, é utilizada pela bactéria Streptococcus mutans, principal agente causador da cárie, para a formação de uma cola que promove a adesão da bactéria ao dente e a outras bactérias. “Em baixas concentrações, a molécula 7-epi do bacupari, reduz atividades importantes para a aderência bacteriana, diminui a produção de ácidos que levariam à desmineralização do dente, e afeta a morfologia e fisiologia do biofilme (placa) dentário”, afirma Rosalen.

Até agora não foram realizados testes em humanos, mas de acordo com um estudo feito em ratos, a 7-epi diminui a quantidade e severidade de lesões de cárie tanto nas superfícies lisas quanto nos sulcos dos dentes dos animais. “E, apesar de prevenir o desenvolvimento de cárie, a molécula não interferiu na flora oral que impede a instalação de outros microrganismos nocivos à saúde da boca”.

Vale ressaltar que estes estudos mais específicos foram feitos com a molécula purificada e não com o fruto inteiro. Assim, não necessariamente o fruto do bacupari irá exercer a mesma atividade observada para o seu composto ativo isolado.

“Quem sabe em um futuro próximo, a população possa se beneficiar dos efeitos anti-cárie do bacupari (especificamente da 7-epi) em formulações de uso odontológico, como cremes dentais e enxaguatórios? Para tanto, ainda são necessários testes de toxicidade e eficácia clínica, bem como estabelecer uma parceria entre a universidade e a indústria para viabilizar a produção em larga escala e comercialização do produto”, diz o professor.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde recebe novos equipamentos odontológicos

Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (3) a instalação de novos consultórios odontológicos em 16 unidades de saúde.

Dental, por Redação

Aprenda 10 passos para higiene bucal perfeita

É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e falta de tempo para marcar horário no dentista.

Dental, por Redação

Até que idade é normal termos dente de leite?

Os dentes de leite ficam presentes na boca até por volta dos 12, 13 anos de idade.Após essa idade, existem dois motivos principais para o não nascimento dos dentes permanentes:

Dental, por Redação

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Dental, por Redação

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes

Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa,

Dental, por Redação

Tratamento odontológico em gestantes

A maioria das gestantes ficam muito felizes e ansiosas esperando a chegada dos seus bebês, e esquecem que a procura ao dentista que é muito importante.

Deixe seu Comentário:

=