Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/09/2014

BC decide manter a taxa básica de juros em 11% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, manteve a taxa básica de juros (Selic) em 11% ao ano. A decisão foi unânime. É a quarta reunião seguida em que os juros ficam nesse nível. Em comunicado, o Copom disse que “avaliando a evolução do cenário macroeconômico e perspectivas para inflação”, decidiu manter os juros.
 
A taxa Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda dos preços, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos.
 
Por outro lado, quando está baixa, ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores.
 
É também a partir dela que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras feitas pelos clientes. A taxa não é utilizada para empréstimos e financiamentos na ponta final (pessoas físicas e empresas).
 
Em outubro de 2012, a Selic atingiu seu menor índice, 7,25%, e assim se manteve até março de 2013, quando entrou em trajetória de alta e não parou mais de subir.
 
 
Fonte: Metro


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Estimativa do mercado para crescimento da economia este ano fica em 3,1%

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) mostra que os analistas de instituições financeiras ajustaram levemente para cima a projeção para o crescimento da economia neste ano e reduziram a estimativa para 2014.

Notícias Gerais, por Redação

Mudança na poupança protege pequeno poupador, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que a mudança para novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador, além de permitir que as taxas de juros continuem caindo.

Deixe seu Comentário:

=