Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/05/2013

BNDES vê crescimento de "pelo menos" 3,5% em 2013

Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a economia brasileira deve crescer "pelo menos" 3,5% em 2013. A estimativa do presidente do banco público de fomento está alinhada com a previsão oficial do governo, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014, enviada pelo Executivo ao Legislativo.

"Para o Brasil estou confiante de que teremos um crescimento de pelo menos 3,5% este ano. Vamos lutar muito para dar consistência ao ciclo de investimento duradouro que seja capaz de fazer subir a taxa agregada de investimento no País, levando o investimento a liderar o processo de crescimento no Brasil", afirmou durante audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura do Senado, realizada na manhã desta quarta-feira.
 
Para Coutinho, o cenário ideal é aquele em que os investimentos "puxem" o desempenho da economia brasileira. Mais cedo, ele disse que o aumento dos pedidos de financiamentos a obras e outros tipos de investimentos aponta para uma recuperação dos níveis de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País. A expectativa do presidente do BNDES é desembolsar R$ 30 bilhões para investimento em infraestrutura somente em 2013 - número que pode aumentar.
 
Inflação
Coutinho afirmou, ainda, que a queda da inflação em 2013 pode ser maior do que a esperada, "dependendo da eficácia das políticas macroeconômicas, da contribuição mais positiva da safra agrícola e da conjuntura internacional, a desinflação brasileira pode ser melhor do que está se desenhando agora. Que não paire a dúvida da disposição firme do governo que a inflação não escape do controle", disse.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

FMI espera recuperação gradual da economia brasileira em 2012

Em relatório publicado nesta sexta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma esperar que o Brasil tenha uma "recuperação gradual" em relação ao crescimento da economia do País ao longo do segundo semestre deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Serviços representam um terço da alta da inflação, aponta IBGE

Além dos alimentos, outras categorias de produtos pressionam a inflação em 2011.

Deixe seu Comentário:

=