Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/07/2011

Brasil e UE capacitam laboratórios de fármacos e medicamentos

Estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva de fármacos e medicamentos por meio da implantação de sistemas de gestão da qualidade em laboratórios é o objetivo da série de capacitações organizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa, concluída em junho deste ano, é voltada para profissionais da Rede de Laboratórios Colaboradores da Farmacopeia Brasileira (Relaf).
 
A Relaf é responsável por realizar estudos referentes à qualidade de fármacos e medicamentos no Brasil, além do monitoramento de substâncias químicas de referência.
 
“Com a implantação de sistemas de gestão da qualidade nesta rede de laboratórios, contaremos com análises e padrões de reconhecimento internacional, o que beneficia diretamente a cadeia produtiva de fármacos e medicamentos brasileira”, afirmou, em comunicado, a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal.
 
Na fase seguinte, a ABDI, a Anvisa e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) darão continuidade a um plano de trabalho que visa a acreditação dos laboratórios da Relaf.
 
A capacitação já passou por Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Para o coordenador do Centro de Estudos e Desenvolvimento Analítico Farmacêutico da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedafar/UGMG), Gerson Antonio Pianetti, a iniciativa é o primeiro passo para que os laboratórios tenham a acreditação do Inmetro.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 07.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil vai produzir remédio contra mal de Parkinson

Medicamento dicloridrato de pramipexol atualmente precisa ser importado do laboratório alemão Boehringer Ingelheim. Prazo para início da produção é de três anos

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde autoriza repasse de R$ 28 milhões para ampliar oferta de pré-natal

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 28 milhões para a ampliação da oferta de exames pré-natal e para a aquisição de testes rápidos de gravidez. A estimativa é que mais de 557 mil gestantes sejam beneficiadas e que mais de 535 mil testes sejam realizados.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=