Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 21/02/2011

Brasil gasta R$ 123 milhões com remédios patenteados

Pipeline impede o Brasil de quebrar a patente dos medicamentos olanzapina; imatinib; atorvastatina; e lopinavir/ritonavir.
 
A versão patenteada de quatro medicamentos distribuídos no sistema público de saúde fez o Brasil gastar R$ 123 milhões a mais num período de 19 meses. O montante teria sido economizado pelo governo se as mesmas drogas tivessem sido adquiridas em países onde elas são vendidas na versão genérica.
 
Os medicamentos são: olanzapina, usado para o tratamento de esquizofrenia; imatinib, indicado para tratamento de um tipo de câncer; atorvastatina, receitado para reduzir as taxas de colesterol; e lopinavir/ritonavir, um antiaids. O gasto foi estimado pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual a pedido do Estado.
 
Pipeline
 
O mecanismo chamado pipeline impede o Brasil de quebrar a patente desses medicamentos ou comprá-los a preços mais baixos no exterior, em sua versão genérica.
 
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 21.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Mais Médicos: edital estará aberto para brasileiros e estrangeiros

Vagas serão ocupadas prioritariamente por brasileiros; estrangeiros deverão ter conhecimento em língua portuguesa e passar por curso de especialização em atenção básica

Saúde Empresarial, por Redação

ANS cria área em portal para segurados avaliarem planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos beneficiários.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicamentos naturais ou medicina convencional?

Você é adepto da medicina alternativa? Sente mais segurança com medicamentos naturais e acha que eles, por serem naturais, são isentos de efeitos colaterais? Acredita em seus reais benefícios?

Saúde Empresarial, por Redação

Instituto luta por inclusão de quimio oral no rol de procedimentos

Em 2021, mais de 80% dos tratamentos oncológicos no Brasil serão ministrados por meio da quimioterapia oral.

Deixe seu Comentário:

=