Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/08/2014

Brasileiro está mais atento aos impostos

A alta carga tributária no Brasil é criticada por empresários e instituições da sociedade civil, mas um novo agente - o consumidor brasileiro - parece estar emergindo nesse debate.
 
Em maio deste ano, a parcela de brasileiros que afirmam reconhecer o impacto dos impostos no seu dia a dia chegou a 73,9%, segundo pesquisa nacional feita pela Fecomércio-RJ/ Ipsos. Esta é a maior proporção desde o início da série histórica do levantamento, iniciada em 2007; em maio de 2013, esse percentual era de 67,8%.

Dos "conscientes", 69,2% indicaram os municipais (como IPTU); 55,3%, os impostos indiretos (sobre produtos e serviços); 35,1% citaram os estaduais (como IPVA); e 12,4%, os federais (ex: Imposto de Renda).

Já quando estimulados a pensar sobre a incidência de impostos no momento do consumo, 92,4% dos brasileiros dizem saber que pagam algum tipo de imposto na compra de alimentos. Seguem-se despesas com energia (92,1), vestuário (90,7%), telefonia (89,8%), higiene (89,1%).


Homens mais cientes

Ainda segundo pesquisa, os homens superaram as mulheres entre os mais conscientes a respeito do pagamento de impostos: 75,8% afirmaram ter ciência da tributação. Entre as mulheres, esse número chegou a 72,2%.

Apesar da consciência sobre impostos avançar no país, ainda há uma parcela elevada que desconhece a cobrança: são 24,5% da população, mostra o estudo.

Segundo o economista da Fecomércio RJ, Christian Travassos, a pesquisa confirma que houve avanço no reconhecimento da população, "algo coerente com a formalização crescente do mercado de trabalho e o aumento do acesso à informação".

Para ela, porém, "muito coisa precisa ser feita para ampliar a consciência em relação à carga tributária e à sua contrapartida- a prestação de serviços públicos".
 
Fonte: Destak Jornal - Campinas/SP - MUNDO - 18/08/2014


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como fugir dos 11 maiores erros financeiros

Você economiza na hora do almoço no trabalho, só compra produtos na promoção, paga seu cartão de crédito dentro do prazo e ainda planeja suas férias tão desejadas a cada ano. Se você faz tudo isso sem passar por nenhum sufoco, significa que cuida muito bem de suas finanças.

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica está se recuperando, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (31), por meio de comunicado pela assessoria de imprensa da instituição, que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado hoje pelo IBGE "confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre".

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial atinge superávit de US$ 623 milhões no começo de julho

A balança comercial brasileira atingiu um superávit de US$ 623 milhões na primeira semana de julho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (9) pela Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Notícias Gerais, por Redação

Metade dos empreendedores individuais já encaminhou declaração à Receita Federal

A Receita Federal informou que recebeu até esta terça-feira (29) 1.096.716 declarações dos empreendedores individuais, o que representa 60% do total.

Deixe seu Comentário:

=