Publicado por Redação em Dental - 06/09/2011

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

Em 05 de setembro, o Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas para a realização de operações estéticas.

Os Cirurgiões-Dentistas só podem usar a Toxina Botulínica em procedimentos estritamente odontológicos, mas em nenhum que seja para fazer melhoras estéticas.

A Resolução considera que a região perioral só deve ser tratada pelo Cirurgião-Dentista em caso de prejuízo de função, não sendo estabelecida nenhuma previsão legal para procedimentos estéticos em áreas internas do sistema tegumentar.Também considera que o preenchimento facial para correção estética se dá na derme e, portanto, área que não é definida como a de atuação do Cirurgião-Dentista.

O artigo 1º da Resolução afirma que vai “proibir ouso do Ácido Hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas e reconhecimento da sua utilização na área odontológica". O artigo 2° deixa claro que o CFO proíbe o uso da Toxina Botulínica para fins exclusivamente estéticos e permite apenas para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.

Mais informações no site http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1585

Fonte www.apcd.org.br | 06.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Dental, por Redação

Atendimento é reforçado no Mato Grosso do Sul

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (27), duas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população indígena atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Mato Grosso do Su

Dental, por Redação

Dentadura: Vantagens e Desvantagens

Substitui os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=