Publicado por Redação em Previdência Corporate - 11/08/2016

Coluna de Renato Follador: Dinheiro de previdência privada não se divide

Numa palestra que fiz semana passada, um participante me perguntou: o casal deve ter uma vida financeira comum, compartilhando todas as despesas e investimentos?

Minha resposta: depende.

As despesas financeiras sim, afinal, nos dias de hoje, quando ambos têm um emprego e possibilidade de se manterem, não tem sentido só um gastar com as despesas que são comuns de uma vida familiar. Na Europa, é regra. Em tempos de orçamento apertado, então!

Já quanto a investimentos, aqueles de curto e médio prazo, como poupança para dar entrada numa nova casa, para trocar de carro, para fazer uma viagem ao exterior, para pagar uma faculdade particular para o filho, devem sim ser compartilhados.

Agora, quando o investimento for para o longo prazo, como para a aposentadoria, este é um projeto individual. Lá na frente, se algo não sair como o planejado, não haverá tempo, nem idade, para reiniciar o projeto.

Infelizmente, são tantas as uniões desfeitas, que não vale a pena arriscar tudo por tão longo tempo numa relação que pode ser rompida.

A previdência privada é um patrimônio pessoal impenhorável, pois renda para a velhice. E o segurado pode escolher livremente a quem deixar o dinheiro se ele vier a falecer. Inclusive ter o cônjuge como beneficiário principal. Mas o dinheiro sempre será dele. Ponto.

Fonte: Rádio CBN Curitiba


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera R$ 130 mi da malha fina do IR de 2008 a 2012

A Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta a um lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física. O pagamento abrangerá declarações feitas entre 2008 e 2012 e cerca de 56 mil contribuintes que estavam na malha fina serão ressarcidos pelo Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência alerta sobre envio de cartas falsas sobre revisão de benefício

A Previdência Social informou que não tem enviado carta com informações sobre revisão de aposentadoria ou qualquer outro tipo de benefício.

Previdência Corporate, por Redação

Dicionário do IR: confira o significado das expressões usadas na declaração

Uma série de extratos bancários, documentos e comprovantes deverá ser manuseada nas próximas semanas pelo contribuinte brasileiro que for preparar sua declaração de Imposto de Renda de 2012.

Deixe seu Comentário:

=