Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/08/2011

Comércio on-line exige cuidados contra software piratas

SÃO PAULO – Já que boa parte do comércio na internet é irrestrito e autônomo, os consumidores devem ficar atentos ao comprar e usar software de vendedores desconhecidos. Softwares piratas também são arriscados, pois podem colocar em risco todo tipo de dados pessoais.
 
No caso dos programas adquiridos de maneira ilegal, a BSA (Business Software Alliance), organização que representa as indústrias de software comercial no mundo, alerta que consumidores desse tipo de produto têm muito a perder, por conta de altos custos de manutenção e por não terem direito a suporte técnico e atualizações de segurança.
 
Dicas para evitar golpes de softwares piratas
A BSA recomenda que o consumidor compre apenas de empresas originais, de distribuidores de renome ou outras fontes on-line que possuem itens de segurança. Esta atitude reduz as chances de se adquirir um produto pirata.
 
Atitudes como desconfiar dos sites e comparar preços também podem evitar problemas futuros. Se a compra for realizada no ambiente on-line, faça antes uma pesquisa de preços, observando os valores praticados no varejo. Confiar em seu instinto também é válido, se um produto está sendo vendido com um preço “bom demais para ser verdade”. A BSA alerta que, normalmente nesses casos, a pirataria se confirma.
 
É recomendável desconfiar de compilações de diversos programas de software de empresas diferentes em um só disco ou CD. Esse, de acordo com a BSA, é um caso clássico no qual o software está pirateado e alterado.
 
Observações que previnem problemas
Quando o consumidor possui um software original, é interessante sempre realizar as atualizações gratuitas desses produtos. As empresas frequentemente oferecem essas atualizações para cobrir falhas de segurança que não foram observadas inicialmente. Vale ainda instalar softwares antivírus e certificar que estão ativos.
 
A pesquisa sobre a idoneidade de uma empresa pode ser feita pela internet e pela identificação do selo de segurança. Por fim, sempre suspeite de produtos que não incluam provas de autenticidade, como discos originais, manuais, licenciamento, políticas de serviços e garantias.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 29.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, aos 55 mil pontos

Às 10h23 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 0,16%, aos 55.974 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Emergentes custam mais ao HSBC, mas compensam Europa

O aumento de US$ 1 bilhão na folha de pagamentos no Brasil, na China e em outros mercados emergentes foi o preço que o HSBC pagou para escapar da estagnação que atingiu alguns concorrentes que dependem mais da Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria fecha 2011 com expansão de apenas 0,3%, diz IBGE

Abalada pelo câmbio desfavorável às exportações e benéfico à maior entrada de importados e a desaceleração da economia nos meses finais de 2011, a indústria cresceu pouco em no ano passado e fechou o período com expansão de apenas 0,3%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Notícias Gerais, por Redação

Dólar atinge R$ 1,81; Bovespa avança 0,49% na abertura

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com alta de 0,49%, marcando os 56.657 pontos, pela referência do índice Ibovespa, desde as primeiras operações desta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=