Publicado por Redação em Vida em Grupo - 13/08/2014

Comitê Interinstitucional do Trabalho Seguro debate prevenção de acidentes de trabalho

Foi realizada na quinta-feira (07), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a 20ª Reunião do Comitê Interinstitucional de Prevenção de Acidente de Trabalho. O encontro foi comandado pela gestora nacional do Programa Trabalho Seguro, juíza Morgana de Almeida Richa, e contou com a presença de representantes da Justiça do Trabalho, dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Saúde (MS) e Previdência Social (MPAS), do Ministério Público do Trabalho (MPT), Advocacia Geral da União (AGU) e Fundacentro.

A pauta do encontro envolveu debates sobre temas ligados diretamente à saúde e segurança do trabalhador, como a redução do peso do saco de cimento comercializado no Brasil, e o andamento do projeto que regulamenta a exigência de projeto elétrico para liberação e instalação de energia elétrica em canteiros de obras.

De acordo com a juíza Morgana Richa, as reuniões do Comitê são muito importantes porque fazem parte de uma política pública que envolve instituições de naturezas diversas, mas com o mesmo objetivo. “Sendo assim, precisamos da complementação da ação de um para que o outro possa fazer um trabalho alinhado. Em se tratando de educação com objetivo da prevenção, por exemplo, é preciso que os órgãos apropriados sejam ouvidos para dizer o que eles estão fazendo e em que medida isso acontece para que a gente possa coordenamente implementar a medida adequada", completou.

Para o procurador do Ministério Público do Trabalho Ronaldo Lira é importante disseminar para os gestores locais todo o planejamento do comitê em relação à saúde e proteção do trabalhador. Ele exaltou também a parceria entre o Ministério Público e a Justiça do Trabalho. “Nós temos um objetivo comum que é o interesse público, o bem comum da sociedade. O Ministério Público tem uma experiência de campo que não existe no Judiciário propriamente dito, pois no Judiciário são questões processuais, então, somar essas forças é uma experiência enriquecedora. Acredito que a visão do juiz e a visão do procurador juntas convergem para uma sociedade mais civilizada”, concluiu.

A próxima reunião do comitê será realizada em 5 de novembro.

Fonte: Ascom CSJT


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Estudo diz que Brasil tem potencial para ser o 8º maior do mundo em seguros

País, que ocupava 15º lugar em 2010, dará salto na receita de prêmios até 2020

Vida em Grupo, por Redação

Capitalização deve crescer ainda mais com microsseguro

As empresas de capitalização projetam um forte avanço dos negócios com a efetiva estreia do microsseguro, concorda o presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Marco Antonio Barros.

Vida em Grupo, por Redação

Setor de seguros fatura R$ 45 bi no primeiro semestre de 2012

Levantamento feito pelo Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) confirma o momento relativamente favorável do mercado segurador brasileiro, diante das circunstâncias da economia mundial.

Deixe seu Comentário:

=