Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/03/2012

Como indicar conta conjunta na declaração de IR?

Para receber a restituição do imposto de renda ou no caso de imposto a pagar em débito automático, o contribuinte precisa colocar, na declaração, suas informações bancárias. Uma dúvida neste sentido é: e quando a conta for conjunta, como declarar?

Segundo especialistas, ambos os titulares podem indicar a conta bancária conjunta para o recebimento da restituição ou para o pagamento do imposto.

Entretanto, não é permitida a indicação de conta de terceiros alheios aos informados na declaração, sob pena de caracterização de desvio de recursos públicos.

Como informar

Os dados bancários aparecem no Resumo da Declaração e, na hora de declarar, os campos referentes a banco, agência e conta para crédito/débito devem ser preenchidos da seguinte maneira, conforme indica o próprio programa da declaração:

Banco: preencha com três algarismos o código do banco localizado no Brasil onde deseja receber a restituição ou debitar as quotas. O próprio programa apresenta a relação de bancos autorizados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil a efetuar restituição ou a receber o pagamento; selecione o código do banco desejado.

Agência (sem DV): preencha o campo com código da agência, sem o dígito verificador (DV), referente ao banco, localizado no Brasil, indicado acima.

Conta e DV: informe o número da conta-corrente ou de poupança de sua titularidade (individual ou conjunta), indicando inclusive o dígito verificador (DV).

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar cai 0,96% após governo zerar IOF sobre operações

O dólar fechou em queda ante o real nesta quinta-feira, com o movimento acelerado na reta final do pregão, após o governo adotar mais uma medida para conter o avanço da divisa americana no mercado local.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa Metlife sobre escassez global de talentos

A MetLife recentemente realizou um estudo que mostra que a crescente escassez global de talentos é um fator que pode limitar a entrada das empresas em um novo mercado; e é a maior preocupação da maioria dos executivos de multinacionais e ultrapassa questões como a fragilidade econômica ou até mesmo a instabilidade política.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança do consumidor de maior renda é a que mais cresce em abril

Os consumidores brasileiros de todos os níveis de renda ficaram mais confiantes neste mês. Pelo Índice de Confiança do Consumidor medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas)

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa: saldo externo ultrapassa R$ 1 bilhão

A entrada de recursos estrangeiros na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão no acumulado de janeiro, até o dia 10.

Deixe seu Comentário:

=