Publicado por Redação em Dental - 12/04/2012

Como lidar com acidentes dentais

Acidentes acontecem na vida, e saber o que fazer quando um deles acontece pode significar a diferença entre salvar e perder um dente.

Uma maneira de reduzir as chances de danificar seus dentes, lábios, bochechas e língua é usar um protetor bucal ao participar de esportes ou atividades recreativas que possam representar risco. Evite mastigar gelo, milho de pipoca que não estourou e balas duras, pois todos eles podem fraturar dentes. Corte fitas adesivas com tesoura, não com os dentes.

Em caso de mordida no lábio ou língua, limpe a área delicadamente com um tecido e aplique compressas para reduzir a inflamação. Se o sangramento não parar, procure um pronto-socorro imediatamente.

Se você tiver uma dor de dente, enxágue a boca com água morna para limpá-la. Passe delicadamente o fio dental ou um limpador interdental para ter certeza de que não haja alimentos ou outros resíduos presos entre os dentes. Nunca coloque aspirina ou nenhum outro analgésico sobre a gengiva, próximo ao dente que dói, porque pode haver queimadura do tecido gengival. Se a dor persistir, entre em contato com o dentista.

Se um dente for expulso do alvéolo, segure o dente pela coroa e enxágue a raiz do dente em água, caso ela esteja suja. Não esfregue nem remova nenhum fragmento de tecido aderido. Se possível, insira e mantenha o dente delicadamente no alvéolo. Se isso não for possível, coloque o dente numa xícara de leite e vá ao dentista o mais rápido possível. E lembre-se de levar o dente com você.

A maioria dos dentistas reserva um tempo na agenda diária para emergências. Ligue para o dentista e forneça o máximo possível de detalhes sobre seu problema. A dor é um sinal de que algo está errado, um problema que pode não desaparecer mesmo que a dor ceda.

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista

Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.

Dental, por Redação

Chiclete, maçã e canela combatem mau hálito; saiba reduzir o problema

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Dental, por Redação

A saúde bucal insatisfatória das mães pode afetar a saúde bucal dos filhos no longo prazo

Mães podem desejar dar aos filhos o melhor de tudo, porém, uma mãe com problemas bucais pode estar transmitindo uma herança dolorosa aos seus descendentes, de acordo com pesquisadores na Nova Zelândia.

Deixe seu Comentário:

=