Publicado por Redação em Dental - 04/06/2012

Conforme ficamos mais velhos, o dente também envelhece?

Um dente quando bem cuidado não envelhece, e permanece sempre bonito e brilhante.

Cuidar, significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente por causa da ingestão freqüente de alimentos sem a subseqüente, e necessária limpeza.

Se o dente vive num ambiente limpo, sem placa bacteriana, ele é banhado constantemente pela saliva, que funciona como uma solução remineralizante natural, pois tem cálcio, fósforo e flúor (substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo e sem microporosidades.

Quando a pessoa come e não escova os dentes em seguida, na primeira meia hora a saliva fica mais ácida e há perda de substâncias minerais.
Se a pessoa comer várias vezes ao dia e não escovar os dentes em seguida, haverá vários picos de desmineralização.

Com o tempo, os dentes vão adquirindo microporosidades que tornam o esmalte opaco, sem brilho, o que favorece o depósito de pigmentos, ocasionando manchas.

Não é saudável viver “beliscando”,pois isso contribui para o dano no esmalte dos dentes, uma vez que os deixa sujeitos a ação da acidez salivar, caso não se pratique imediatamente a higiene bucal , através da devida escovação.

Fonte: odontodicas


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba como conseguir um sorriso saudável com pouco dinheiro

“Prevenir é melhor do que remediar”. O ditado popular é geralmente usado para aqueles casos em que é possível se precaver para que o organismo não adoeça. E quando se trata de saúde bucal, não é diferente. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

Dental, por Redação

Retração Gengival

O que é retração gengival?

Dental, por Redação

Entenda como ser doador de dentes

É difícil ter a compreensão de que o dente é um órgão. E assim como o rim, o coração ou os olhos, não deve ser descartado no lixo. As faculdades recebem essas doações, usadas para pesquisa e estudo.

Dental, por Redação

A boca no centro das atenções

A medicina não reparava muito nela e a odontologia cuidava apenas dos problemas localizados. Agora, as duas disciplinas se uniram para estudar a relação entre a saúde da boca e o que acontece no restante do organismo. E vice-versa

Dental, por Redação

Ministério aumenta recursos para a saúde bucal

Portaria com novas regras foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira. O aumento para implantação dos CEOs é de 50% e de 25% para custeio

Deixe seu Comentário:

=