Publicado por Redação em Dental - 24/05/2013

Conheça alimentos que limpam os dentes

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal. Maçã, cenoura, coco, amêndoas e castanhas, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino são boa opções para quem come fora e nem sempre pode dar a atenção devida à higiene oral. 

“Alimentos fibrosos sempre ajudam na higienização oral”, diz o cirurgião-dentista Joel dos Santos. Ocorre que parte dos restos alimentares e bactérias dos dentes é removida com a mastigação. 
 
Porém, não é permitido trocar o trio escova, pasta e fio dental, pelos alimentos detergentes. “A escovação tem a função de desorganizar o biofilme oral e não de remover detritos alimentares”, esclarece o dentista Hugo Roberto Lewgoy. Ele sugere que os restos de alimentos sejam removidos com fio dental ou escova interdental.
 
Reforço para a saúde bucal
Frutas e vegetais com vitamina C auxiliam na prevenção das gengivites e ajudam na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes. Já leite, queijos, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais são benéficos para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral.
 
Como cardápio ideal para quem quer cuidar da saúde bucal, a nutricionista funcional Gismari Bertoncello incentiva o consumo de todas as frutas e verduras. “Dê preferência para as orgânicas e da época (que possuem mais nutrientes), inclua mais gorduras boas como castanhas e abacate e restrinja o consumo de açucares embutidos nos alimentos (biscoitos, sucos, pães brancos e refrigerantes)”, diz.
 
Lista de Compras
Invista em: sucos com couve (rica em magnésio e outros minerais importantes na calcificação), algas, todas as frutas e verduras, castanhas e nozes, ovos, alimentos ricos em fibras, a dupla arroz e feijão. 
 
Passe longe de: açúcar, café, molhos, sucos industrializados e artificiais, refrigerantes, guloseimas, carboidratos refinados, alimentos extramente ácidos como limão (se consumidos excessivamente). 
 
Onde encontrar:
- Vit C: folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexirica), abacaxi, acerola.
- Cálcio: brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados
- Magnésio: cereais integrais e vegetais folhosos escuros
- Fósforo: leite, carne bovina, ovos, aves e peixes
- Flúor: água e alimentos fortificados e alguns vegetais como: agrião, alho, cebola, couve e maçã
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Traumas em dente de leite influenciam a nova dentição

Marcar uma consulta com o dentista assim que o primeiro dente do bebê nascer, pode garantir uma vida adulta sem problemas com a saúde bucal.

Dental, por Redação

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar.

Dental, por Redação

Cuidados com a escova dental

Sua escova dental requer mais atenção do que os poucos minutos que você gasta duas vezes ao dia usando-a.

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Deixe seu Comentário:

=