Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/02/2014

Conheça as principais dúvidas sobre financiamento

Prestum responde aos questionamentos mais comuns na hora de contratar um financiamento
 
As regras sobre financiamento geram muitas dúvidas entre os usuários. O portal Prestum selecionou algumas das principais dúvidas dos usuários sobre o assunto, talvez alguma delas também seja a sua.
 

Preciso ter carteira assinada para pedir um financiamento?
 
Prestum: Não é necessário a carteira assinada, mas você precisará comprovar renda para que o financiamento imobiliário seja liberado.
 
Sem o registro em carteira, o contratante precisa apresentar os seis últimos extratos bancários.
 
Já quem é registrado precisa entregar o holerite dizendo qual é sua renda mensal. É preciso estar registrado há pelo menos três meses.
 


Depois de quitar todas as parcelas do financiamento, o que devo fazer?
 
Prestum: Com a quitação do financiamento, o agente financeiro ou banco terá que emitir um Termo de Quitação.
 
Este termo deverá ser levado por você ao mesmo cartório de registro de imóveis onde o contrato foi registrado, para constar na matrícula do imóvel a quitação da dívida reconhecida pelo credor, bem como, a baixa da garantia que o imóvel estava submetido.
 


Posso pleitear financiamento de construção na Caixa para terreno já financiado pela própria Caixa?
 
Prestum: Quando a pessoa faz financiamento de construção, a CAIXA paga tanto os materiais de construção como mão-de-obra. E o mais interessante é que depois de aprovado o financiamento a pessoa não precisa apresentar nota fiscal de compra de materiais nem prestar contas de quanto pagou para os pedreiros, porque todo o detalhamento já terá diso feito pelo seu engenheiro quando ele preencher as planilhas da obra. Entre no site da Caixa e faça uma simulação.
 


O que acontece se não pagar nenhuma parcela de um financiamento de um veiculo por 1 ano e meio
 
Prestum: pelo o que você conta, você assinou um contrato de financiamento e isso te obrigaria à pagar o financiamento. A financeira pode sim te processar e seu nome ir para o serasa e você vai ter um trabalhão para arrumar essa situação. os advogados da financiadora podem alegar que você foi um depositário infiel, vamos por partes, quando você realiza uma alienação fiduciária até a quitação do débito é como se voce tivesse com o emprestimo da coisa, sendo o verdadeiro dono a financiadora (bancos, fininvest e outros) e você um depositário da coisa, desta forma se a coisa some, antes que se prove culpa que não seja sua, você é considerado depositário infiel. A legislação brasileira prevê apenas duas hipoteses de prisão civil (quando não há crime), pessoa que deixa de pagar pensão alimenticia e , ai que mora o problema, para aqueles denominados depositários infieis. Bem como eu disse pode haver o pedido para o Juiz mediante um processo de execução, ai que faz diferença as suas atitudes, cerque-se de todos os meio de prova possíveis para que a responsabilidade do furto do automóvel não recaia em você, pois depois que ficar nas mãos de um Juiz para decidir, provar que galinha não voa é outra história.
 


Posso trocar de carro antes de terminar o financiamento?
 
Prestum: Pode sim. A questão toda é se o Banco vai aceitar que você passe o financiamento para outra pessoa, isso é, quando você for vender o veículo que está atualmente financiado, o Banco deverá aprovar o crédito para outra pessoa. Outra opção é que você quite o veículo.
 
 
 
Fonte:SEGS - Santos/SP - SEGUROS


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Receita reduz de 3% para 2,5% previsão de alta da arrecadação em 2013

A Receita Federal cortou de 3% para 2,5% a previsão de crescimento real (descontada a inflação) da arrecadação com impostos e contribuições em 2013. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pelo secretário-adjunto do órgão, Luiz Fernando Teixeira Nunes.

Notícias Gerais, por Redação

Brics criam novo modelo de ajuda a países pobres, diz relatório

Os países que formam o grupo Brics --Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- aumentaram sua participação em ajuda a nações pobres em um ritmo dez vezes maior que o do G7 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido,França, Itália e Canadá) entre 2005 e 2010,

Notícias Gerais, por Redação

Entrada de dólares no país supera saída em US$ 3,458 bilhões

A entrada de dólares no país superou a saída em US$ 3,458 bilhões na primeira semana de outubro (entre os dias 3 e 7), divulgou nesta quinta-feira (13) o Banco Central.

Deixe seu Comentário:

=