Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/08/2011

Crédito consignado: consumidor deve desconfiar de ofertas vantajosas

SÃO PAULO – Na última sexta-feira (29), o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), encaminhou um ofício para a Divisão de Consignações em Benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a fim de que sejam tomadas providências para coibir a facilidade do crédito consignado.
 
De acordo com o Procon-SP, os órgãos de defesa do consumidor têm recebido cada vez mais relatos de consumidores que são abordados pelos correspondentes bancários, chamados de “pastinhas”, que saem em busca de clientes em suas residências, no trabalho e em locais de passeio público, tendo como alvo principal os idosos.
 
Abordagem
De acordo com o Procon-SP, os representantes das instituições financeiras se aproveitam da falta de conhecimento do consumidor, ao induzi-lo a assinar os contratos de finalização de dívidas, declarações de contratação de prestação de serviço de intermediação para negociação de débitos e procurações.
 
A quitação dos débitos também costuma ser intermediada pelos agentes e está atrelada à contratação de um novo empréstimo - muitas vezes em condições desfavoráveis, como juros mais altos que os anteriores e outras desvantagens, que não são informadas ao contratante.
 
Com a procuração, assinada por impulso pelo consumidor, o agente também pode procurar um posto de atendimento da Previdência Social e obter o histórico de crédito e da margem consignável. Com isso, ele pode oferecer novos empréstimos para o consumidor com condições vantajosas que ao final podem não ser tão vantajosas assim, pois podem ter juros mais altos e prazos mais longos que os das dívidas anteriores.
 
Cuidados
Segundo o Procon-SP, o crédito consignado é oferecido em larga escala e dada a facilidade na contratação e os juros não tão elevados, se comparados a outras modalidades como o CDC (crédito direto ao consumidor) e cheque especial, a procura dos consumidores por essa linha de crédito é alta.
 
A Fundação aconselha que, caso possua empréstimo consignado ou pretenda contratar esse tipo financiamento, o consumidor deve ficar atento a ofertas que se mostram muito vantajosas.
 
Antes de assinar o contrato, o consumidor deve ler com atenção todas as cláusulas, pois elas devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento.
 
Outro conselho é para que o consumidor jamais assine procuração para pessoas desconhecidas e, principalmente, é necessário fazer uma avaliação cuidadosa do quanto isso vai comprometer o orçamento - lembrando que a mensalidade não pode ultrapassar 30% do montante do benefício, no empréstimo, e 10%, no crédito consignado.
 
Previdência
Procurada, a Previdência Social ainda não se manifestou a respeito.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo trabalha para levar inflação para 5,5% a 5%, diz Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira que o governo trabalha para levar a inflação entre 5% e 5,5% neste ano, e defendeu que o controle de preços com crescimento econômico não são contraditórios.

Notícias Gerais, por Redação

Dieese: quase 90% dos reajustes salariais ficaram acima da inflação em 2011

Em 2011, 86,8% das categorias conseguiram reajustes acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa firma recuperação e sobe 0,47%; dólar vale R$ 1,71

As dúvidas do mercado financeiro a respeito do "salvamento" da Grécia, e dos esforços da União Europeia para evitar o pior, não impedem que os mercados financeiros tenham um dia de valorização das ações.

Deixe seu Comentário:

=